Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte que o estado de Minas Gerais tem risco muito alto de chuva forte a intensa com temporais isolados entre hoje (3) e amanhã (4) com centenas de cidades em alerta pela possibilidade de precipitações localmente volumosas.

BH e outras cidades de Minas Gerais podem ter alagamentos | REDES SOCIAIS/ARQUIVO

A atmosfera tem estado instável desde o começo da semana no território mineiro e a cidade de Belo Horizonte chegou a registrar temporal com alagamentos e quedas de árvores na segunda, mas a instabilidade aumenta hoje e amanhã.

O motivo é uma frente fria sobre o Oceano Atlântico que vai organizar canal de umidade sobre o Brasil com muita chuva e convecção que formar nuvens carregadas com vários temporais isolados.

Para entender, convecção é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir.

À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais de vento e granizo.

Todas as regiões de Minas Gerais têm risco de chuva localmente forte e tempestades de caráter isolados nestes dois dias, o que compreende centenas de municípios mineiros.

Entre as regiões que podem ter precipitações localizadas por vezes fortes a intensas hoje e amanhã estão a capital Belo Horizonte e a Grande BH.

Os mapas a seguir mostram a chuva prevista para as tardes desta quarta (3) e a quinta (4) no Sudeste do Brasil a partir de dados do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que você pode ter acesso clicando aqui.

METSUL

METSUL

Como se observa nos mapas, Minas Gerais deve ser o estado com instabilidade mais intensas durante a tarde e noite de hoje e amanhã na Região Sudeste com convecção generalizada.

Outro estado que merece atenção nestes dois dias pelo risco de chuva forte e mesmo de temporais isolados é o Espírito Santo. No Rio de Janeiro, especialmente cidades mais ao Norte do território fluminense, estão compreendidas na zona de maior risco neste meio de semana.

Anúncios