O poderoso furacão Milton começou a castigar o estado norte-americano da Flórida com uma onda de tornados que gerou um número sem precedentes de alertas de tornados pela Meteorologia dos Estados Unidos no Centro e no Sul do estado.
Mais de 110 alertas de tornado foram emitidos pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) para áreas do Centro e o Sul da Flórida até o final da tarde desta quarta-feira.
Os tornados acompanhavam as bandas externas de nebulosidade do furacão Milton com nuvens muito carregadas em um ambiente muito quente, úmido e instável com elevado cisalhamento de vento.
Vídeos impressionantes das câmeras do Departamento de Transporte da Flórida ao longo da Interestadual 75 em Alligator Alley entre os condados de Broward e Palm Beach capturaram a força destrutiva de um tornado passando pela região.
O escritório do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) em Miami emitiu mais de 50 alertas de tornado até o fim da tarde desta quarta-feira, quebrando seu recorde de maior número emitido em um único dia. O recorde anterior foi estabelecido durante a passagem do furacão Ian.
10/9 at 3pm: Here is a view of all of the *Tornado Warnings* issued by NWS Tampa Bay, NWS Miami, and NWS Melbourne thus far.
As of 3pm, 53 total tornado warnings have been issued today…
41 issued by NWS Miami
Please remain aware for current and future tornado warnings! https://t.co/j3fr86cifC pic.twitter.com/Zc3WjqD7D6
— NWS Miami (@NWSMiami) October 9, 2024
O Centro de Previsão de Tempestades da NOAA (SPC) adverte que os tornados devem prosseguir na Flórida com tempestades intensas por supercélulas capazes de produzir tornados, incluindo tornados fortes (EF-2 ou superior).
A circulação do furacão no sentido anti-horário está atraindo para a costa ar quente e úmido. O ar úmido representa instabilidade, ou combustível para tempestade. Com o ar quente, úmido e muito instável se formam tempestades severas.
O ambiente na atmosfera também apresenta cisalhamento (divergência na direção do vento), considerável conforme a altitude, o que traz rotação nas nuvens de tempestades e aumenta enormemente o risco de tornados.
“Tornados podem se formar muito rapidamente, mover-se rapidamente e são difíceis de ver”, alertou o National Hurricane Center. O centro pediu aos moradores que tomem medidas quando os alertas forem declarados em sua área.
Tornado e furacão são fenômenos distintos. Furacão causa tornados, mas tornado não causa furacão. O furacão é um fenômeno que cobre uma área de muitas centenas de quilômetros enquanto um tornado é de poucos metros em diâmetro.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.