Anúncios

Neste 21 de junho, dia que marca o começo do inverno no Hemisfério Sul e do verão no Norte, a MetSul se une à campanha mundial #MetsUnite em que meteorologistas do mundo todo apresentam ao seu público a iniciativa chamada de #ShowYourStripes (#MostreSuasListras).


O que você vê acima é a temperatura no Brasil de 1901 (esquerda) a 2018 (direita). Cada listra representa um ano. Nota-se como no começo do século passado predominavam anos de temperatura mais baixa (em azul) e como o nosso país, acompanhando a tendência global, ficou mais quente (vermelho e marrom) nos últimos 20 anos, mas, especialmente, agora nesta década.

Nossos invernos têm se tornado menos frios e os verões mais quentes. O inverno que começa hoje não ser;a diferente. A tendência é de temperatura na estação acima da média do século 20 em grande parte do Brasil. Haverá muitos dias quentes, alguns lembrando o auge do verão, sobretudo no Centro-Oeste e no Sudeste do país.


Aqui no Estado, a estação que começa sob El Niño fraco no Pacífico, tende a ter igualmente temperatura acima das normais climatológicas no trimestre. Haverá mais dias amenos ou quentes que o normal, mas não significa que deixará de fazer frio. Os gaúchos enfrentarão dias frios e alguns até gelados. Julho deve ser, na média, o mês mais frio. Já a chuva deve também ficar acima da média com eventos de precipitação volumosa.  

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios