Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que o cenário de risco meteorológico prossegue durante este sábado no Sul do Brasil com mais chuva e temporais isolados de vento forte e queda de granizo. Significa que mais cidades devem sofrer transtornos por forte instabilidade na região, castigada hoje e nos últimos dias por chuva volumosa e tempestades. Nesta noite de sexta, segue o alerta de risco de chuva localmente intensa e tempestade isoladas na Metade Norte gaúcha.

Em apenas 24 horas, até o final da tarde desta sexta, havia chovido em Santa Catarina 152 mm em Otacílio Costa, 120 mm em Atalanta, 119 mm em Ituporanga, 109 mm em Curitibanos e 102 mm em Piratuba. Rio do Sul volta a enfrentar grande enchente e Blumenau também sofre com a subida das águas. Joaçaba teve vento de 104 km/h e caiu granizo grande em algumas cidades. O Rio Uruguai sobe muito na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina em nova grande cheia.

No estado gaúcho, os acumulados de chuva em 24 horas até o fim da tarde de hoje somavam 81 mm em Redentora e Vacaria, 72 mm em Erechim, 56 mm em Soledade e 55 mm em Serafina Corrêa. Houve temporais com queda de granizo ontem em pontos da Metade Norte gaúcha, como em Joia.

Somente nos últimos três dias, a chuva somou 173 mm em Erechim e 144 mm em Vacaria. Nos últimos sete dias, Porto Alegre teve mais de 150 mm e várias cidades da Metade Norte passaram dos 200 mm. Com isso, em apenas uma semana haverá cidades com 200 mm a 300 mm, tal como a MetSul alertava e previa.

Com a chuva que ainda vai cair até este sábado, os rios da Metade Norte, como os que cortam os vales (Taquari, Caí e Sinos) exigem atenção por cheias. A cheia do Uruguai vai aumentar no Norte do estado e pode ser de grandes proporções.

Uma linha de instabilidade gerada pela aproximação de uma frente fria e a atuação de profundo centro de baixa pressão de 994 hPa junto ao Litoral Sul traz chuva intensa com risco de alagamentos e inundações repentinas, muitos raios e possibilidade de temporais com granizo e vendavais do Centro para o Norte gaúcho entre a madrugada e a manhã deste sábado. Alguns podem ser, isoladamente, fortes a severos com danos.

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para 3h de sábado | METSUL

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para 6h de sábado | METSUL

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para 9h de sábado | METSUL

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para 12h de sábado | METSUL

Projeção de chuva do modelo alemão Icon para 15h de sábado | METSUL

Porto Alegre tem risco de chuva por vezes forte a torrencial com raios na noite desta sexta e na primeira metade do sábado. Modelos divergem, mas alguns indicam risco de chuva muito volumosa na área metropolitana entre o final da madrugada e a manhã neste sábado.

No decorrer do sábado, as nuvens diminuem e o sol aparece no Oeste e no Sul. O tempo pode abrir à tarde em pontos também da faixa central do estado. Aquece mais no Oeste e no Sul, onde o sol retorna antes. No fim do dia, refresca em muitas áreas do estado.

A forte instabilidade vai avançar, então, para Santa Catarina e o Paraná, trazendo chuva localmente forte a intensa e novos temporais de vento e granizo. Na costa do Paraná, a Leste da Serra do Mar, a temperatura passa de 40ºC neste sábado. Calor muito intenso é esperado ainda no Nordeste catarinense. Como a instabilidade será precedida por calor extremo, há risco de temporais fortes a severos no Leste de Santa Catarina e do Paraná.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.