Olá amigos e amigas leitores da MetSul Meteorologia. Vem aí mais uma grande mudança do tempo nesta segunda-feira e novamente com grandes riscos por vento, mas desta vez não por ventos ciclônicos que sopram por horas e sim por vendavais que o vento é muito rápido, porém forte a intenso.

METSUL/ARQUIVO
Nesta hora, na semana passada, os alertas se concentravam sobre um ciclone profundo com uma ciclogênese sobre o continente, o que trouxe temporais na última segunda e até com tornado na Serra Gaúcha. Desta vez, estamos alertando para uma frente fria que vai encontrar ar muito quente em sua dianteira.
Estamos saindo de um fim de semana de muito calor em que as máximas chegaram a 39,4ºC em Santa Vitória do Palmar no sábado e a 39,3ºC neste domingo. Horas antes da chegada da frente fria, nesta segunda, ainda vai fazer ainda muito calor no Rio Grande do Sul.
E aí que está o problema. Por quê? A frente fria deve chegar na maioria das regiões do estado no período da tarde e no começo da noite, nas horas mais quentes do dia, com a temperatura lá em cima. Isso vai potencializar a ocorrência de vendavais em diversos pontos.
A partir do que eu e minha equipe na MetSul analisamos, estamos advertindo para o risco de temporais com rajadas de vento de 70 m/h a 100 km/h em muitas cidades gaúchas nesta segunda-feira, especialmente na segunda metade do dia.
Antes o vento ficasse apenas nesta faixa de velocidade, que já é suficiente para causar problemas, mas é provável que em alguns pontos o vento passe de 100 km/h e até não descartamos rajadas bem localizadas de 120 km/h a 130 km/h ou mais de forma muito localizada nos temporais mais severos.
Este é o motivo para que a gente esteja definindo esta segunda como um dia perigoso de tempo severo. Haverá vendavais e alguns podem ser intensos com falta de energia elétrica e estragos como destelhamentos e colapso de estruturas.
Porto Alegre e região estão entre as áreas de maior risco de vento forte que incluem, em especial, o Oeste, o Centro e a Metade Norte do estado. Conforme os dados, o horário mais provável da virada do tempo na capital será do meio para o fim da tarde, algo entre 15h e 18h.
Assim, fiquem bastante atentos ao tempo nesta segunda. A MetSul já divulgou alerta e haverá novos boletins sobre a chegada da frente fria assim como o tradicional acompanhamento pelas redes sociais do avanço da frente, desde o momento inicial da virada do tempo pelo Oeste.
