Anúncios

Novo ciclone? Mesmo sem previsão de ciclone algum atingir o Brasil nos próximos dias, o noticiário de imprensa mais uma vez vem alertar sobre o que não oferece risco algum ao território brasileiro.

Ciclone no Sul do Atlântico

ZOOM EARTH/ARQUIVO

Nesta quarta-feira (14), por exemplo, o portal ND Mais, de Santa Catarina, tem uma matéria cujo título é “Novo ciclone quebra onda de calor e pode trazer mais de 150mm de chuva ao Brasil”.

Mas que ciclone? O leitor é induzido a crer que haverá um novo ciclone afetando o Brasil, quando, na realidade, nenhum dado indica qualquer ciclone extratropical perto do território brasileiro. O que afetará o Brasil é uma frente fria,.

Uma frente fria vai se deslocar pelo Sul do Brasil no final desta semana com chuva e risco de temporais isolados, mas o ciclone ao qual vai estar associada vai estar por demais distante.

Modelos indicam que a frente fria vai derivar de um sistema ciclônico no extremo Sul do Atlântico, perto da Antártida, entre as Ilhas Malvinas e Geórgia do Sul. Isso significa uma posição cerca de 3,5 mil quilômetros ao Sul de Florianópolis, onde está a sede do jornal.

Se todo o sistema que se formar no Sul do continente (a grande maioria não oferece risco ao Brasil) virar notícia haverá matérias de ciclones quase diariamente na imprensa porque áreas perto do Polo Sul e da Antártida formam um cinturão de baixas pressões em que ciclones são uma constante.

No último fim de semana, sim, um ciclone se formou perto do Sul do Brasil. Foi no Uruguai com vento perto de 100 km/h e estragos no país vizinho. Exatamente como a MetSul tinha previsto, os ventos ciclônicos intensos se limitariam ao Uruguai e o risco no Sul do Brasil seriam os temporais, como os ocorridos nos três estados da região e até com tornados.

Anúncios