Anúncios

Caros leitores e leitoras, gostaria de compartilhar com vocês a nossa preocupação com os próximos dias e a necessidade de estar muito atentos aos alertas e informações da equipe da MetSul Meteorologia ante a perspectiva de tempo muito severo por um ciclone.

Modelos projetam poderoso ciclone rente à costa gaúcha | METSUL

Um centro de baixa pressão extremamente profundo, que não estamos acostumados a ver em nossa região, com valores de pressão atmosférica mais comuns de se observar em ciclones tropicais no Atlântico Norte e em ciclones extratropicais poderosos mais ao Sul do continente, vai avançar para o Sul do Brasil neste começo de semana.

publicamos um alerta sobre este sistema que vai dar origem a um intenso ciclone e muitos outros alertas e avisos serão publicados por nossa equipe agora neste começo de semana.

Um ciclone no inverno de 980 hPa a 985 hPa sobre o Rio Grande do Sul e junto ao estado já é capaz de produzir muitos problemas mesmo com a atmosfera mais estável pelas baixas temperaturas da estação. Imagine um sistema com os mesmos valores de pressão avançando sobre uma atmosfera extremamente aquecida e que vem trazendo marcas ao redor e acima de 40ºC.

Trata-se de uma combinação explosiva e de altíssimo risco de tempo severo que vai se criar e afetará vários estados na primeira metade da semana com uma grande onda de tempestades que afetará o Sul e ainda estados do Centro-Oeste e do Sudeste no final da segunda e durante a terça.

Vários temporais isolados podem ser severos com danos, seja por granizo ou vento, mas o maior risco será a ocorrência de vendavais que isoladamente podem ser muito fortes ou intensos com rajadas acima de 100 km/h.

Não bastasse, embora irregular, em alguns pontos a chuva pode ser excessiva. Temporais isolados podem trazer acumulados expressivos de chuva em poucas horas com risco de enxurradas e inundações repentinas. Modelos apontam que setores isolados podem ter volumes de 100 mm a 200 mm.

E ainda terá o vento do ciclone que vai soprar muito forte a intensamente por muitas horas seguidas na quarta com rajadas perto e acima de 100 km/h em praticamente todo o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul, conforme os dados de hoje.

Desenha-se, portanto, uma sequência de dias de altíssimo risco meteorológico entre a segunda e a quinta-feira, quando o ciclone começará a se afastar. Leve muito a sério o que está vindo e fique atento aos nossos informes, aqui em metsul.com e nas nossas várias redes sociais. Informação é essencial para prevenção e haverá muito conteúdo informativo de nossa parte durante a semana.

Anúncios