Você se recorda de tudo que aconteceu na semana passada no Rio Grande do Sul? Foi uma semana marcada por extremos de vento, chuva, granizo e raios com um ciclone, uma frente quente e uma frente fria.
Semana comaça com sol e nuvens altas na maioria das regiões gaúchas | IARA PUNTEL
Entre terça e quarta da sema passada, um ciclone extratropical trouxe muito vento, de início de Norte quente e seco e depois de Oeste frio. No Rio Grande do Sul, a maior rajada medida em estação meteorológica foi em Rolante, no Vale do Paranhana, com 109,4 km/h. Outro destaque foi Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, com 96,6 km/h.
Na mesma região, vento de 90,5 km/h em São Francisco de Paula. Ventou muito forte ainda em outras cidades, como Soledade (87,1 km/h) e Restinga Seca (82,1 km/h). Outros pontos tiveram rajadas significativas e Porto Alegre anotou 81 km/h no aeroporto.
No final da quinta-feira, o tempo começou a mudar novamente com queda de granizo no Noroeste do Rio Grande do Sul por uma frente quente que começava a se formar. Na madrugada e manhã da sexta, a frente quente trouxe chuva torrencial com granizo em dezenas de cidades. A madrugada da sexta teve mais de 300 mil raios no estado.
No final da sexta e durante o sábado, uma frente fria avançou pelo Rio Grande do Sul com chuva e que em alguns pontos foi de forte intensidade com marcas acima de 50 mm em algumas localidades.
Na soma da chuva de sexta e sábado, pelas frentes quentes e fria, choveu mais de 200 mm em pontos do Centro e do Sul do estado com transbordamento de arroios e rios. Em São Lourenço, a enchente afetou milhares de moradias. Porto Alegre somou nos dois dias 125 mm e a vizinha Viamão chegou a 150 mm.
Para quem não aguenta mais tanto extremo no tempo, o que, aliás, não é nada fora do comum na segunda metade de agosto pela história climática, as notícias são excelentes. A semana que começa será radicalmente diferente da última com condições muito mais tranquilas.
Tanto é assim que na grande maioria das cidades do Rio Grande do Sul sequer deverá chover nesta semana e os dias serão de sol e nuvens com momentos de maior cobertura de nebulosidade, como ocorre nesta segunda em parte do estado.
Uma baixa segregada que vai trazer chuva forte e risco de granizo para Santa Catarina e o Paraná terá efeito mais limitado no estado com chance de chuva em pontos mais ao Norte e o Nordeste do estado, como entre o Alto Uruguai, o Planalto Médio, o Norte da Serra, os Campos de Cima da Serra e pontos mais ao Norte do Litoral nesta primeira metade da semana.
Alguns dados indicam que na quinta-feira setores bem isolados do Leste gaúcho podem ser precipitação isolada e fraca, mas, no geral, o tempo firme vai predominar no estado com sol e nuvens. O mesmo ocorre na sexta, quando no máximo pode haver alguma chuva isolada mais ao Norte do litoral.
Mesmo o frio que marca este começo de semana com marcas abaixo de zero no Rio Grande do Sul não vai perdurar. Isso porque na segunda metade da semana a temperatura vai se elevar e no sábado pode até fazer calor em parte do estado.
Então, amigos e amigas, o cenário meteorológico para esta semana será muito diferente da última e não haverá gente insone no meio da madrugada por barulho de trovoadas intensas e chuva forte ou vento.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.