Anúncios

Olá amigos e amigas, o clima no outono começa a entrar uma nova fase que será muito distinta da primeira metade da estação, em que as condições climáticas estiveram próximas do verão com alta incidência de dias de calor.

Arte mostra imagens do clima de outono com chuva e frio

ARTE SOBRE FOTOS DE FERNANDO OLIVEIRA E MYCCHEL LEGNAGHI

Os primeiros sinais desta nova fase se deram no final da semana passada com um evento de chuva mais volumosa em parte do Rio Grande do Sul com marcas perto e acima de 100 mm em poucas horas no Noroeste, Centro e Grande Porto Alegre.

O sinal principal desta nova fase, contudo, se dá nesta semana com a atuação de uma massa de ar frio de maior intensidade que trouxe temperaturas baixas e típicas de inverno para o território gaúcho.

Ou seja, deixamos para trás um padrão que predominou na primeira metade do outono de chuva predominantemente abaixo da média e temperaturas acima dos padrões da climatologia histórica.

A tendência a partir de agora, de acordo com a análise da MetSul Meteorologia, é de uma maior frequência de chuva. Os episódios de instabilidade tendem a ser mais recorrentes com ao menos um por semana.

Anúncios

Com um aquecimento muito acentuado do Pacífico nas próximas semanas, a partir da instalação do El Niño, não podem ser descartados episódios de chuva excessiva já no fim deste outono e no começo do inverno.

Outro traço marcante desta nova fase do clima neste outono se dá na temperatura. A tendência a partir de agora é de uma maior frequência de dias frios e amenos e muito menor de dias quentes mais ao Sul do Brasil. No Centro do país, o tempo seco e quente ainda deve predominar.

Com isso, haverá a chegada de mais massas de ar frio ao Sul do Brasil nas próximas semanas. Uma já influencia o tempo nesta segunda e uma segunda já é indicada pelos modelos numéricos para o próximo fim de semana.

Assim, as condições típicas de inverno gradualmente ficam cada vez mais evidentes com maior número de dias de chuva e com volumes mais altos, geralmente precedendo a incursão de massas de ar frio.