Anúncios

Uma massa de ar quente vai tomar conta do Centro-Sul do Brasil nesta segunda metade da semana com temperatura elevada e calor no Sul, Centro-Oeste e parte do Sudeste do país em um fim de inverno marcado por dias de temperatura alta em vários estados.

Massa de ar quente vai cobrir o Centro-Sul do Brasil nos últimos dias do inverno | METSUL

O ar quente vai afetar ainda províncias do Norte da Argentina e o Paraguai, onde podem ser registradas as mais altas temperaturas desde o verão. O centro da massa de ar quente neste momento inicial estará sobre o Centro-Oeste do Brasil, mas no final da semana deverá estar posicionado entre o Norte da Argentina, o Paraguai e o Centro-Oeste, reforçando o calor no interior do continente.

Os modelos de previsão analisados pela MetSul indicam que entre sexta-feira e sábado podem ser anotadas marcas de 40ºC a 43ºC no território paraguaio e em províncias do Norte argentino como Formosa, Santiago del Estero, Chaco e Tucumán.

O Centro-Oeste do Brasil será a região mais afetada no Brasil pelo calor intenso com marcas perto e acima de 40ºC em várias cidades todos os dias entre hoje e o fim de semana, mas com intensificação do calor na sexta-feira e no sábado.

Mesmo tendo o calor arrefecido hoje no Centro do Brasil, a máxima em São Miguel do Araguaia chegou a 39,3ºC. Nos próximos dias, o calor volta a se intensificar em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Na Região Sudeste, o interior do estado de São Paulo e o Triângulo Mineiro serão as áreas mais quentes nos próximos dias. Os termômetros vão marcar entre 37ºC e 39ºC em alguns pontos com marcas localizadas ao redor dos 40ºC, especialmente no Noroeste e no Norte paulista assim como no Oeste mineiro.

Na cidade de São Paulo, a sexta-feira e o fim de semana serão muito quentes com máximas entre 31ºC e 33ºC, mas que podem ser mais altas em alguns pontos. O sábado, em especial, deve ser muito quente na capital paulista com até 33ºC, embora haja dados indicando até 34ºC.

Aqui na Região Sul, a temperatura se eleva nos três estados da região nesta segunda metade da semana à medida que a massa de ar quente se expande, mas os efeitos da massa de ar quente serão mais limitados na temperatura que no Centro do Brasil.

O Paraná será o estado que terá as mais altas temperatura com calor intenso no final da semana. No sábado, máximas ao redor e até acima de 40ºC são possíveis em cidades do Noroeste e do Norte do estado.

No Rio Grande do Sul, a influência da massa de ar quente será menor, mas cidades do Oeste e do Noroeste devem ter calor ao redor dos 30ºC e localmente superiores. Instabilidade entre sexta e sábado com chuva e risco de temporais isolados deverá frustrar um aquecimento mais intenso e generalizado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.