Anúncios

Massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil nesta quinta-feira e já derrubou a temperatura em todo o Rio Grande do Sul com marcas abaixo de 5ºC em diversas cidades do Oeste e do Sul do estado na madrugada de hoje com o tempo mais aberto e o ar seco nestas regiões enquanto a Metade Norte gaúcha seguia com muitas nuvens e chuva.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram hoje cedo no estado gaúcho mínimas de 4,1ºC em Jaguarão; 4,2ºC em Livramento; 4,6ºC em Bagé; 4,8ºC em Canguçu; 5,3ºC em Caçapava do Sul; 5,4ºC em Dom Pedrito; 5,7ºC em Santiago; 5,8ºC em Quaraí; 7,0ºC em Encruzilhada do Sul; 7,1ºC em São Gabriel; 7,6ºC em Uruguaiana e São Vicente do Sul; e 7,7ºC em Tupanciretã.

Já estações automáticas particulares indicaram mínimas nesta quinta de madrugada e ao amanhecer de 2,2ºC em Pedras Altas e Pinheiro Machado; 3,3ºC em Herval; 5,0ºC em Lavras do Sul e Jaguari; 5,3ºC em Piratini; 6,0ºC em São Martinho da Serra; 6,4ºC em Júlio de Castilhos; 6,6ºC em Cachoeira do Sul; 7,4ºC em Rosário do Sul; e 7,8ºC em Itaqui e São Francisco de Assis.

A mesma massa de ar frio foi responsável por mínimas no Uruguai nesta quinta de 2,4ºC em Durazno; 2,6ºC em Melo; 2,8ºC em Paysandú; 3,0ºC em Mercedes; e 4,1ºC em Florida. Em Montevidéu, a mínima desceu a 7,6ºC no Aeroporto de Melilla.

Na Argentina, por sua vez, várias cidade da província de Buenos Aires anotaram marcas abaixo de zero hoje cedo, caso de Tandil com 2,5ºC negativos. Fez muito frio na Grande Buenos Aires com mínima de 0,2ºC no Aeroporto Internacional de Ezeiza. O recorde de mínima em outubro em Ezeiza é de -1,4ºC em 7/10/1991. Na capital da província de Buenos Aires, La Plata, a mínima caiu a 0,3ºC hoje.

Frio vai aumentar

O centro de alta pressão ao qual está associado a massa de ar frio se encontra agora no Centro da Argentina e vai estar sobre o Rio da Prata na madrugada desta sexta com 1.028 hPa. Isso vai permitir a melhora do tempo em grande parte do Rio Grande do Sul ainda hoje e em muitas áreas do Sul do Brasil amanhã.

A MetSul reitera que o frio mais intenso deve se concentrar na fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste, onde as mínimas podem cair a 0ºC a 2ºC na madrugada desta sexta e ao redor de 3ºC ou 5ºC no começo do sábado.

Nos Campos de Cima da Serra, região mais fria do Rio Grande do Sul, e no Planalto Sul Catarinense, nuvens impedirão maior resfriamento até esta sexta, mas no fim de semana sob tempo mais aberto pode fazer 1ºC a 3ºC em muitas cidades com marcas isoladamente menores.

Porto Alegre e região metropolitana terão a sua madrugada mais fria no sábado pelo tempo mais aberto e seco. Já se espera 9ºC a 11ºC em pontos da área metropolitana nesta sexta, mas no sábado a região deve ter 7ºC a 9ºC nos locais mais frios e marcas ao redor da 10ºC na maioria dos pontos.

O frio, entretanto, não se resume à noite neste momento inicial do ingresso da massa de ar polar. A temperatura não deve passar de 15ºC ou 16ºC na tarde desta sexta. Na Serra, muitas cidades terão marcas ao redor ou abaixo de 10ºC na tarde deste feriado. As tardes de amanhã e sábado devem ser especialmente frias em Curitiba, no Paraná. Em São Paulo, as máximas cairão acentuadamente. O final da sexta e o começo do sábado devem ter 12ºC a 14ºC em muitos bairros da capital paulista.

Segue a previsão de geada

Os modelos numéricos insistem no indicativo de geada, o que é um dado relevante em se tratando de outubro pelo fim da safra de inverno e o começo da de verão. Sempre que uma massa de ar frio de maior intensidade ingressa nesta época do ano há uma grande preocupação no campo com o risco de geada tardia.

Felizmente, a geada não deve atingir as principais áreas produtoras de grãos do Sul do Brasil, de acordo com as projeções da MetSul com base nas últimas saídas dos modelos. Os mapas abaixo mostram as projeções de geada do modelo canadense para amanhã e sábado.

Como se observa, a tendência maior é de gear na Campanha, Serra do Sudeste e na fronteira com o Uruguai, especialmente na madrugada da sexta. No sábado, cresce a chance de gear na área de São José dos Ausentes e no Planalto Sul de Santa Catarina. Nas áreas produtoras de grãos do Planalto Médio, pode gear fraco e isoladamente nas baixadas.

Como consultar os mapas

Todos os mapas de modelos neste boletim podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas. A plataforma oferece ainda mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.