Anúncios

Uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul e vai trazer declínio da temperatura no Sul do Brasil e em parte de São Paulo, inclusive com marcas mínimas baixas e possibilidade de formação de geada em setores mais ao Sul do país, projeta a MetSul Meteorologia.

METSUL

Uma frente fria avança neste momento por Santa Catarina depois de ter provocado chuva e temporais de vento e granizo no Rio Grande do Sul com estragos em diferentes municípios. O sistema frontal ainda hoje deve mudar o tempo em parte do Paraná.

Simultaneamente, uma massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com queda da temperatura e marcas bastante amenas para o começo de outubro no estado.

A temperatura mais baixa já se fez sentir hoje cedo em municípios do Oeste e do Sul gaúcho à medida que a massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul após a passagem da frente fria.

Estações do Instituto Nacional de Meteorologia registraram hoje cedo 12,2ºC no Chuí e em Canguçu; 12,5ºC em Jaguarão; 12,7ºC em Livramento; 12,8ºC em Quaraí; 12,9ºC em Bagé; 13,3ºC em Caçapava do Sul; 13,4ºC em Dom Pedrito; e 13,7ºC em Encruzilhada do Sul.

No Uruguai, grande parte do interior do país amanheceu hoje com mínimas abaixo dos 10ºC e a temperatura mais baixa se observou na estação meteorológica de Mercedes, onde fez 6,4ºC.

Na Argentina, vários pontos do interior da província de Buenos Aires amanheceram nesta quarta-feira com temperatura abaixo de zero com registros de -2,4ºC em Coronel Suarez; -1,5ºC em Olavarria; e -0,4ºC em Benito Juarez e em Azul.

Madrugadas mais frias na segunda metade da semana

A massa de ar seco e frio cobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira associada a um centro de alta pressão atmosférica de 1.026 hPa sobre o Uruguai. Isso fará com que as madrugadas de quinta, sexta e sábado sejam as mais frias.

Na fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e na Campanha, as madrugadas mais frias devem ser as desta quinta e a da sexta-feira. Os termômetros podem marcar entre 2ºC e 5ºC nos pontos mais frios e entre 5ºC e 7ºC na maioria dos municípios.

Em Porto Alegre e região metropolitana, as menores mínimas ocorrem amanhã, sexta e sábado com marcas ao amanhecer entre 12ºC e 13ºC no Jardim Botânico da capital, mas ao redor ou pouco abaixo de 10ºC no extremo Sul da cidade e em algumas cidades da área metropolitana.

Nas áreas de maior altitude da Serra do Nordeste e dos Campos de Cima da Serra, embora já esfrie entre hoje a amanhã, as madrugadas mais frias devem ocorrer na sexta e no sábado com o tempo mais seco e aberto. São esperadas marcas de 5ºC a 7ºC na Serra e de 1ºC a 3ºC nos pontos mais frios dos Aparados, na região de Ausentes, o que deve se repetir no Planalto Sul Catarinense.

Geada de outubro

Geada é um fenômeno menos frequente em outubro, uma vez que a atmosfera se torna menos fria e a frequência e intensidade das incursões de ar frio diminui, mas quase todos os anos ainda ocorre geada no décimo mês do ano, sobretudo em cidades de maior altitude.

METSUL

METSUL

Os mapas acima mostram as projeções de geada do modelo meteorológico canadense para o Sul do Brasil nas madrugadas de amanhã e sexta-feira, os dois dias que a simulação aponta a possibilidade de geada.

Assim, pode gear em pontos da Campanha, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste, nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense. A geada, porém, será fraca a isolada na maioria dos locais destas regiões. Embora o modelo não indique, não descartamos geada fraca e isolada ainda no sábado na região de São José dos Ausentes (RS) e São Joaquim (SC), nas baixadas.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.