Anúncios

O Rio Grande do Sul, em um amanhecer frio, registrou nesta quarta-feira (21) o quinto dia neste ano em que a temperatura caiu abaixo de zero no estado com mínima de 1,6ºC negativo no município de Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, no Sul do estado. Pedras Altas, na mesma região, também anotou marca negativa com -0,6ºC.

Foto mostra amanhecer frio e com neblina em Livramento

Fronteira com o Uruguai e a Campanha tiveram amanhecer frio | FABIAN RIBEIRO

O primeiro dia do ano com temperatura abaixo de zero foi 28 de abril com -0,5ºC em Pinheiro Machado. No dia 29, a temperatura desceu a -0,8ºC, também na localidade do Sul gaúcho. Em 30 de abril, a mínima foi em São José dos Ausentes com -2,1ºC. Já em 1º de maio, no quarto dia do ano com temperatura negativa no Rio Grande do Sul, estação registrou -0,2ºC em São José dos Ausentes.

No começo desta quarta-feira, outras estações indicaram mínimas de 1,8ºC em Bagé; 2,0ºC em Herval; 3,1ºC em Hulha Negra; 4,1ºC em Dom Pedrito; 5,0ºC em Caçapava do Sul e Piratini; 5,4ºC em Pedro Osório; 5,7ºC em Livramento e em Jaguarão; e 6,1ºC em Encruzilhada do Sul.

Fez ainda hoje cedo 7,0ºC em Arroio Grande; 7,1ºC em São Gabriel e Rio Grande; 7,2ºC em Quaraí; 7,3ºC em São Sepé; 7,4ºC em Candiota; 7,6ºC em Canguçu; e 7,8ºC em Lavras do Sul e Capão do Leão.

Com muita nebulosidade e até garoa no começo da madrugada, a temperatura não caiu tanto na região metropolitana. Porto Alegre teve mínimas de 13,1ºC em Belém Novo (Sul) e 14,7ºC no Jardim Botânico (Leste).

Como já destacado pela MetSul Meteorologia, a influência desta massa de ar frio com trajetória marítima terá efeito limitado no Rio Grande do Sul, sem resfriamento maior em todas as regiões do estado.

O frio será sentido mais no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, mas, em particular, na Metade Sul gaúcha. Cidades da fronteira com o Uruguai, da Campanha e do Sul gaúcho como Quaraí, Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Hulha Negra, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Rio Grande, Arroio Grande, Canguçu, Morro Redondo, Piratini, Pedro Osório, e outras, devem sentir o maior impacto do ar frio com as menores temperaturas nesta segunda metade da semana.

No Sul do estado, as madrugadas mais frias devem ser as de hoje, amanhã e sexta com marcas ao redor e abaixo de 5ºC em diversas localidades. Na Serra do Sudeste, nas áreas de Pedras Altas e Pinheiro Machado, alguns pontos devem seguir com marcas ao redor de 0ºC ou negativas amanhã (22) e na sexta-feira (23).

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.