Frente fria que chegou ontem ao Rio Grande do Sul ontem trouxe um grande refresco e o sábado começou, inclusive, com frio no Sul do estado com temperaturas mínimas de apenas um dígito sob uma massa de ar mais frio.

Massa de ar frio chegou ao Rio Grande do Sul e atua neste sábado | METSUL
Ontem à tarde, cidades que não tinham ainda a chegada da frente fria registraram 30ºC a 35ºC no Centro do estado, Noroeste, Vales, Grande Porto Alegre, Serra, Planalto, Alto Jacuí e o Litoral Norte. Nos vales, a temperatura se aproximou dos 37ºC.
Hoje cedo, sob ar mais frio, as mínimas no estado foram de 7,3ºC em Pinheiro Machado; 8,4ºC em Pedras Altas; 9,4ºC em Herval; 10,0ºC em Aceguá; 10,3ºC em Hulha Negra; 10,4ºC em Cerrito; 10,8ºC em Jaguarão; 10,9ºC em Canguçu; 11,0ºC em Bagé; 11,2ºC em Pedro Osório; 11,3ºC em Piratini; 11,4ºC em Candiota; 11,5ºC em São Gabriel; 11,5ºC em Pelotas; 11,6ºC em Vila Nova do Sul; 11,8ºC em Uruguaiana e Lavras do Sul; e 11,9ºC em Dom Pedrito e Quaraí.
Mais ao Sul, no Uruguai, as mínima foram ainda mais baixas na manhã deste sábado com registro de 7,8ºC em Lavalleja; 7,9ºC em Florida; 8,3ºC em Treinta y Tres; 8,6ºC em Durazno e Montevidéu (Melilla); e 9,1ºC em San Jacinto.
Este mês de novembro vem registrando uma alta frequência de frentes frias e massas de ar frio para esta época do ano mais ao Sul do Brasil, padrão que costuma acompanhar episódios de La Niña no Oceano Pacífico.
Neste domingo, a madrugada voltará a ser fria no Rio Grande do Sul para esta época do com marcas baixas principalmente no Sul e no Leste do estado. As menores mínimas vão ocorrer no Sul, na Campanha e nos Campos de Cima da Serra com marcas que cairão abaixo dos 10ºC.
Sempre é importante recordar que incursões de ar mais frio nesta altura do ano, em regra, são fracas. O resfriamento dura pouco tempo e rapidamente a temperatura volta a se elevar com o retorno do calor.
