Anúncios

Uma massa de ar frio começou a ingressar no decorrer desta segunda-feira no Rio Grande do Sul e afastou a frente fria do estado que trouxe chuva volumosa e temporais de granizo e vento no fim de semana e no começo da segunda-feira.

Fim de tarde na praia do Laranjal em Pelotas | TANIRA FORMIGA

Chamou a atenção do público no final da tarde desta segunda-feira a presença de nuvens carregadas em alguns pontos do Leste do estado com chuva isolada e mesmo queda de granizo localizada.

Nuvem carregada isolada chegou a provocar granizo muito localizado durante a tarde em Viamão, apesar da presença do sol na região metropolitana de Porto Alegre.

Em Porto Alegre, no final da tarde, era possível ver no primeiro final da tarde da primavera “cortinas” de chuva isolada pelas nuvens de maior desenvolvimento vertical que se misturavam ao sol.

Nebulosidade mais carregada se formou entre o meio e o fim da tarde de hoje no Sul do Rio Grande do Sul e chegou a causar queda localizada de granizo, como em Santa Vitória do Palmar, no extremo Sul gaúcho.

Por que estas nuvens carregadas e até com granizo? As nuvens carregadas se formam no ingresso de ar frio porque a chegada dessa massa de ar em altitude cria um forte contraste térmico com o ar mais quente que permanece em superfície.

O solo aquecido faz o ar próximo dele subir por convecção, e ao encontrar camadas mais frias em níveis médios e altos da atmosfera, esse ar ascendente resfria rapidamente.

O resfriamento provoca a condensação do vapor d’água, que dá origem às nuvens. Como o contraste de temperatura é grande, as correntes ascendentes ficam intensas, permitindo que as nuvens cresçam verticalmente até atingirem grandes altitudes.

Esse desenvolvimento vertical gera as nuvens carregadas, que concentram grande quantidade de umidade e energia e podem resultar em chuva forte e granizo em pontos isolados.

Fim de tarde hoje em Pelotas | ESTER SIAS

Fim de tarde hoje em Porto Alegre | ROBERTO MARIN

Nesta terça, massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica cobre o Rio Grande do Sul e define as condições do tempo. Será um dia ensolarado no estado com amplos período de céu claro na grande maioria das localidades. Nuvens aparecem mais em pontos do Sul e do Leste do estado.

O tempo aberto da madrugada sob a influência do ar seco e frio traz um amanhecer de temperatura baixa. O frio pode provocar geada fraca isolada entre o Norte do estado e os Campos de Cima da Serra. Já a tarde será de marcas amenas e agradáveis por todo o estado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.