Anúncios

Massa de ar frio tardia vai trazer temperaturas mínimas invernais e formação de geada em estados do Sul e do Sudeste, um mês após o término do inverno astronômico e com mais de 45 dias da chamada primavera climatológica que se inicia em 1º de setembro.

METSUL

Uma frente fria avança neste fim de semana pelos estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste com chuva e temporais de vento e granizo, na dianteira de uma massa de ar frio que vai tomar conta de vários estados do Centro-Sul do território brasileiro na primeira metade da semana.

Observamos que não chega a ser anormal que ingressem massas de ar frio tardias na metade ou na segunda quinzena de outubro, especialmente com o Pacífico Equatorial mais frio do que a média no momento, mas incursões de ar frio nesta época do ano tendem a ser menos frequentes.

Uma características das massas de ar frio tardias de primavera na comparação com as de inverno é a menor duração e intensidade. Por isso, os episódios de frio tendem a ser mais curtos e menos fortes que no auge do inverno entre junho e julho com as baixas temperaturas limitadas ao período da noite com marcas amenas ou agradáveis durante o dia.

A massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul já neste sábado e chegará acompanhada de vento, que vai soprar entre 40 km/h e 70 km/h na maioria das cidades do estado com rajadas localmente superiores.

Ainda neste sábado, à medida que a frente fria se desloca rapidamente para Norte, o ar mais frio toma conta de grande parte do Sul do Brasil até o fim do dia e alcança ainda os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo com queda de temperatura.

No domingo, a massa de ar frio atinge o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, igualmente com declínio da temperatura. Na segunda, com o avanço da massa de ar frio, haverá queda menor da temperatura com alívio do calor até em Rondônia, Tocantins e o Sul da Bahia.

Como será o frio tardio no Sul do Brasil

O ingresso da massa de ar frio vai proporcionar uma sequência de madrugadas frias para esta época do ano no Sul do Brasil a partir da madrugada do domingo com as baixas temperaturas já se fazendo sentir em diversas localidades no final do sábado.

O domingo deve amanhecer com temperaturas abaixo de 10ºC em muitas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, assim como em pontos do Sul do Paraná.

Na segunda-feira, exceção de municípios mais a Oeste junto à fronteia com a Argentina e o Paraguai, grande parte das cidades do Sul do país deve começar o dia com marcas abaixo de 10ºC e com mínimas inferiores a 5ºC nas localidade serranas e de maior altitude.

METSUL

Já na terça-feira, as mínimas se elevam um pouco na maioria dos municípios do Sul com as menores marcas nas cidades de maior altitude da Metade Norte gaúcha, de Santa Catarina e do Paraná, onde outra vez os termômetros devem marcas menos de 5ºC.

Entre quarta e quinta da semana que vem, o enfraquecimento do ar frio se acentua e as mínimas se elevam mais no Sul do Brasil, embora siga fazendo frio nos pontos mais altos da região à noite, como nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, Planaltos Sul e Norte Catarinense, e o Planalto de Palmas.

Os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul podem anotar mínimas de 0ºC a 3ºC entre segunda e quarta-feira, especialmente em baixadas. No Planalto Sul Catarinense, marcas perto de 0ºC e talvez até um pouco negativas de forma muito isolada em fundos de vales e baixadas.

Em Porto Alegre, mínimas entre 11ºC e 13ºC nas madrugadas de segunda quarta, mas em pontos da área metropolitana deve fazer menos. Em Curitiba, nebulosidade e até com garoa ou chuva leve, deve impedir mínimas mais baixas. Mesmo assim, marcas de 8ºC a 10ºC são esperadas nas madrugadas entre 8ºC e 10ºC.

Frio no Sudeste do Brasil

A temperatura declinará com a massa de ar frio também em quase todo o Sudeste do Brasil e com possibilidade de marcas invernais em cidades serranas na Mantiqueira entre São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Praticamente todas as madrugadas da semana que vem serão frias no Sul de Minas Gerais e várias terão marcas inferiores a 5ºC.

METSUL

Na cidade de São Paulo, o ar frio começa a ingressar acompanhado de chuva domingo, que terá uma tarde com cara de inverno com temperaturas de 13ºC a 15ºC em pleno 19 de outubro. As madrugadas de segunda, terça e quarta na capital paulista terão marcas ao redor dos 10ºC, mas em alguns pontos da cidade deve fazer até menos com chance de mínimas de 8ºC ou 9ºC.

Ar seco e frio trará geada no Sul e até no Sudeste

Com a chegada desta nova incursão de ar frio, os três estados do Sul do Brasil voltarão a ter geada, mas que não será forte nem generalizada, concentrando-se mais em baixadas das regiões de maior altitude dos três estados.

No Sudeste, várias madrugadas seguidas podem ter geada na próxima semana no Sul de Minas Gerais, em baixadas e fundos de vales de localidades como Maria da Fé e Delfim Moreira. Mesmo em baixadas da paulista Campos do Jordão não se afasta o fenômeno.

METSUL

METSUL

A atmosfera estará muito seca e com escassa nebulosidade em vários pontos do Sul e do Sudeste na semana que vem, o que vai não apenas favorecer maior resfriamento à noite como criará condições para geada por madrugadas seguidas.

Como consultar os mapas

Todos os mapas deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios