Anúncios

Massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul neste sábado com queda acentuada de temperatura na sequência de uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil com chuva e risco agora menor de temporais isolados.

Massa de ar frio avança pelo interior do continente e terá maior impacto neste fim de semana no Rio Grande do Sul | METSUL

Esta será a última incursão de ar frio a chegar ao Sul do Brasil no mês de agosto e no chamado inverno meteorológico (trimestre junho a agosto), mas não o último episódio frio deste ano na região.

Não se trata de uma massa de ar frio tão intensa quanto as de junho e julho e tampouco a de mais cedo neste mês de agosto que chegou a provocar queda de neve no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A incursão de ar mais gelado está associada a uma massa de ar frio que avançou do Oceano Pacífico para o Chile, onde provocou grandes nevadas no Centro do país e nas montanhas da Cordilheira, e que cruzou os Andes e avançou para o Norte da Argentina e o Sul do Brasil.

O centro da massa de ar frio neste fim se semana se move para o Nordeste argentino e o território gaúcho com baixas temperaturas. Haverá ainda um breve alívio do calor intenso no Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso assim como no Leste do estado de São Paulo.

O impacto maior desta massa de ar, todavia, será no Rio Grande do Sul. O Sul e o Oeste gaúcho sentir mais os efeitos da incursão fria, uma vez que nas áreas de maior altitude do Nordeste gaúcho e do Planalto Sul Catarinense a nebulosidade impedirá mínimas mais baixas no começo da semana.

Massa de ar frio está associada a um grande anticiclone no Oceano Pacifico e que provoca o frio mais intenso deste inverno no Chile | METSUL

O centro de alta pressão ao qual está associado a massa de ar frio move-se neste fim de semana do Pacífico para o Norte da Argentina, garantindo a incursão de ar frio com trajetória continental.

No começo da semana, até terça-feira, a tendência é de o centro de alta pressão com até 1.030 se deslocar para o Uruguai e a província de Buenos Aires, o que vai garantir vários dias de tempo firme no Rio Grande do Sul.

Quando será o frio mais intenso?

É preciso separar as máximas e as mínimas porque dependendo do turno do dia as menores temperaturas vão ocorrer em momentos diferentes neste último episódio de frio do mês de agosto.

As tardes mais frias vão ocorrer neste fim de semana. A tarde deste sábado, sobretudo, deve ser bastante fria no Rio Grande do Sul com marcas de 10ºC a 13ºC na maior parte da cidades e registros inferiores a 10ºC em diversos municípios.

Amanhã, domingo, com sol, a tarde será menos fria no Oeste e no Sul, mas ainda com temperatura baixa. Onde vai fazer mais frio à tarde será na Metade Norte pelo tempo fechado. Na Serra, Aparados e Planalto, em especial, faz muito frio durante o dia neste domingo com marcas à tarde abaixo de 10ºC em muitas cidades.

As madrugadas mais frias, no geral, no Rio Grande do Sul, devem ser as de segunda e terça com mínimas baixas em todo o estado. Marcas negativas são esperadas na segunda mais no Sul enquanto na terça podem ocorrer em pontos mais ao Norte e Noroeste. Apesar disso, já faz muito frio no começo do domingo em setores do Oeste e do Sul gaúcho.

Em Porto Alegre, a tarde de hoje é muito fria com marcas de 12ºC a 13ºC com chuva e vento. Amanhã, com muita nebulosidade, a tarde pode ter 14ºC a 15ºC. Na segunda, mínimas de 8ºC a 9ºC com tarde amena de 17ºC. Na terça cedo, mais frio com 6ºC a 7ºC na cidade, mas a tarde pode alcançar até 20ºC ou 21ºC.

Massa de ar frio trará geada

Esta massa de ar frio vai trazer geada no Rio Grande do Sul. Haverá uma sequência de madrugadas com condições propícias à formação do fenômeno meteorológico no estado gaúcho.

METSUL

Os mapas acima mostram as projeções de geada do modelo canadense para domingo, segunda, terça e quarta no Sul do Brasil, e podem ser consultadas pelo nosso assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.

Como se observa, há condições para geada já neste domingo mais ao Sudeste do Rio Grande do Sul, perto da fronteira com o Uruguai. Na segunda e na terça, geada atingirá um maior número de localidades. Na quarta, com a perda de intensidade do frio, deve gear em menos locais.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.