Anúncios

O inverno termina oficialmente com o equinócio da primavera às 15h19 desta segunda-feira (22), mas a estação vai chegar ao fim apenas pelo critério astronômico porque os -primeiros dias da primavera terão temperatura baixa e geada pelo ingresso de uma massa de ar frio no Centro-Sul do Brasil.

METSUL

Uma frente fria avança neste começo de semana pelos estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste com chuva e temporais de vento e granizo, na dianteira de uma massa de ar frio que vai tomar conta de vários estados do Centro-Sul do território brasileiro na primeira metade da semana.

Não é nada incomum que se registre ainda frio no começo da primavera. Normalmente, o começo da estação das flores ainda guarda características de inverno e massas de ar frio alcançam o Brasil, mas os episódios de frio tendem a ser mais curtos e menos fortes que no auge do inverno entre junho e julho.

Tanto é assim que no primeiro dia da primavera em 2022 chegou a nevar nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, inclusive com acumulação leve nos pontos mais elevados do município catarinense de São Joaquim.

Esta massa de ar frio de grande abrangência geográfica, embora não muito intensa, começa a ingressar nesta segunda-feira a partir do Rio Grande do Sul. Até o final do dia, dominará grande parte do Sul do Brasil e alcançará o Centro-Oeste.

Na terça-feira, o ar mais frio cobre o Centro-Oeste do Brasil e o Sul e avança pelo Sudeste, atingindo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e a maioria das áreas de Minas Gerais com queda de temperatura.

Frio no Sul do Brasil

O ingresso da massa de ar frio vai proporcionar uma sequência de madrugadas frias no Sul do Brasil a partir da terça-feira com noites de temperatura baixa para os padrões do fim de setembro até o final desta semana. As tardes serão amenas a agradáveis.

No Rio Grande do Sul, a esmagadora maioria das municípios deve ter mínimas de um dígito, abaixo dos 10ºC, e nas localidades serranas os termômetros devem marcar menos de 5ºC.

Os pontos mais altos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina assim como setores do Planalto de Palmas, no Sul do Paraná, devem ter marcas até ao redor de 1ºC ou pouco negativas. Chance maior de mínimas negativas na quinta e na sexta sob ar mais seco, em especial no Planalto Sul Catarinense.

Porto Alegre deve ter mínimas de 10ºC a 12ºC na terça e na quarta. Na quinta, mínimas mais baixas de 8ºC a 10ºC. Na sexta-feira, entre 10ºC e 12ºC. Na área metropolitana, no entanto, devem ser esperadas marcas menores.

Frio no Sudeste

A massa de ar frio também afetará o Sudeste do Brasil com queda maior da temperatura em São Paulo e no Rio de Janeiro. O ar frio sobre o Oceano Atlântico vai se reforçar na segunda metade desta semana, proporcionando vários dias seguidos de mínimas baixas e tardes de temperatura abaixo do normal para o fim de setembro.

METSUL

Na cidade de São Paulo, depois do calor intenso de hoje, frente fria traz chuva e risco de temporal entre esta segunda e a terça. A temperatura despenca e o final da terça pode ter 13ºC. Na segunda metade da semana, com ar mais frio na costa, as madrugadas terão mínimas de 11ºC a 13ºC e inferiores em alguns bairros da capital com tardes frias a amenas. A cidade do Rio de Janeiro terá vários dias seguidos com muitas nuvens, períodos de chuva e temperatura baixa entre terça e o próximo fim de semana.

Ar frio trará geada tardia

Com a chegada desta nova incursão de ar frio, a tendência é de geada que não será nem tão forte nem tão generalizada. Aliás, as áreas que devem ter geada devem se limitar mais aos locais de maior altitude dos três estados do Sul e à Campanha gaúcha. Os mapas abaixo mostram a probabilidade de formação de geada para as madrugadas de terça, quarta, quinta e sexta, de acordo com o modelo canadense.

METSUL

Como se observa nos mapas, na sexta a geada deve se concentrar mais no Planalto de Palmas do Paraná, no Planalto Sul Catarinense, entre o Planalto Médio e a Serra e os Aparados do Rio Grande do Sul, e ainda em áreas perto do Uruguai na Campanha gaúcha.

Como consultar os mapas

Todos os mapas deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.