A semana que se inicia será mais uma vez de muita chuva no Sudeste do Brasil com acumulados altos de precipitação que devem ficar entre 100 mm e 200 mm em vários pontos da região, alerta a MetSul Meteorologia.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para a semana do modelo meteorológico UKMET do Met Office, do Reino Unido, que pode ser consultado a qualquer hora pelo nosso assinante na seção de mapas (clique aqui para ter acesso).
Os dados indicam que a chuva deve apresentar os maiores volumes na semana que começa no estado de São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro, onde já choveu muito na semana que passou.
Volumes de chuva perto e acima de 200 mm foram anotados na última semana no litoral de São Paulo, em pontos do Rio de Janeiro e no Sul de Minas Gerais, o que trouxe alagamentos e deslizamentos de terra.
O Sudeste do Brasil segue sob influência de uma massa de ar muito úmida durante esta primeira metade da semana, o que vai favorecer a manutenção da instabilidade com chuva diária e que será localmente forte a intensa, em alguns pontos até com risco de temporais.
Na cidade de São Paulo, as condições devem ser propícias para chuva, mais da tarde para a noite, todos os dias até a sexta-feira (13). A chuva pode ser por vezes localmente forte a intensa. No final da semana, se espera que ar mais quente e seco passe a atuar com dias de sol e calor.
Já na cidade do Rio de Janeiro, a tendência é de instabilidade maior na primeira metade da semana com risco ainda de chuva localmente forte. De quinta-feira (12) em diante se projeta que a instabilidade diminua significativamente e haja dias com sol e nuvens com o retorno do calor mais intenso comum nesta época do ano na capital fluminense.
Cenário semelhante é projetado para Belo Horizonte. A instabilidade maior na capital mineira deve se concentrar nesta primeira metade da semana ao passo que no final da semana se espera que tenha início uma sequência de dias com sol, nuvens e calor em que a chuva será mais esporádica e localizada.
