Anúncios

A cidade de Buenos Aires viveu uma primeira quinzena de maio excepcionalmente quente neste ano, registrando a segunda maior média de temperatura para o período desde 1950 nos registros no Observatório Central de Villa Ortúzar, na capital argentina.

Primeira quinzena de maio foi a segunda mais quente em 75 anos de obsevações meteorológicas na cidade de Buenos Aires com temperatura muito acima da média histórica | PABLO CAMACHO/ALTO PRESS/AFP/ METSUL

Conforme levantamento divulgado pela conta meteorológica @Argen_weather, a média da temperatura entre os dias 1º e 15 de maio foi de 19,2°C, valor muito acima dos padrões históricos para esta época do ano.

O dado coloca 2025 no segundo lugar do ranking das primeiras metades de maio mais quentes desde 1950 — com a análise cobrindo, na prática, 75 anos de observações meteorológicas na cidade.

Apenas o ano de 1997 teve média superior, com impressionantes 19,5°C. O valor registrado este ano superou marcas históricas como 1957 (18,8°C), 1951 (18,6°C) e 1950 (18,4°C).

O ranking dos dez maiores registros mostra que os anos mais quentes tendem a se concentrar em períodos específicos, refletindo padrões climáticos regionais e globais, como eventos de El Niño e mudanças nas massas de ar sobre o Cone Sul.

A temperatura atipicamente alta na primeira metade de maio na cidade de Buenos Aires reflete o padrão regionalmente observado nas últimas semanas com baixa frequência de massas de ar frio e nenhuma incursão de ar frio de grande intensidade, o que decorre, dentre outros fatores, da Oscilação Antártica consistentemente positiva ou em torno de zero.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.