A história climática gaúcha foi reescrita nesta sexta (17) com um dia excepcionalmente quente em julho e que teve ainda vento Norte forte a intenso em grande parte do estado, até com rajadas perto de 100 km/h em alguns pontos, por conta de uma poderosa corrente de jato em baixos níveis.

Foto mostra o calor em Porto Alegre provocado pela corrente de jato em baixos níveis

Porto Alegre teve um dia de calor histórico e recorde para julho | ALEX ROCHA/PMPA

Porto Alegre teve máxima de 33,3ºC na estação do Jardim Botânico, a maior oficial em julho na cidade desde que tiveram início os registros em 1910, batendo o recorde anterior mensal de máxima de 32,9ºC, de 1941 e 1947.

Para se ter ideia de quão absurda foi a máxima de hoje na capital, ela ficou 13,6ºC acima da média histórica de julho. Ainda, 23 dias de janeiro deste ano tiveram máximas inferiores a de ontem na capital.

Leia tambémPorto Alegre tem dia mais quente em julho em 116 anos

O Vale do Sinos anotou nesta sexta a maior máxima em julho em 39 anos com 34,3ºC em Campo Bom, só atrás do recorde mensal de 34,6ºC, de 1987. Mais de uma centena de cidades passaram dos 30ºC.

O calor extraordinário para julho e o auge do inverno decorreu de uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento que nasce na Bolívia e no Centro-Oeste, que atuou com rara intensidade no Rio Grande do Sul, trazendo ar muito quente e o vento Norte forte a intenso, que fez estragos ontem no interior e causou falta de luz.

Vento Norte do jato de baixos níveis foi a quase 100 km/h

Dezenas de cidade anotaram vento entre 60 km/h e 80 km/h. Anemômetros registraram até o entardecer rajadas de 98 km/h em São Gabriel, 93 km/h em Jaguari, 89 km/h em Aceguá, 87 km/h em Pinheiro Machado, 85 km/h em Soledade, 84 km/h em Porto Xavier e Júlio de Castilhos, 82 km/h em Agudo e Teutônia, e 81 km/h em Itaqui e em São Vicente do Sul.

Temporais chegam neste fim de semana

Neste fim de semana, embora calor e vento Norte sigam em parte do estado, entram em cena os temporais e com alto risco de chuva forte a torrencial, muitos raios, granizo até grande e vendavais, sendo que alguns podem ser isoladamente destrutivos com mais de 100 km/h e chance mesmo de tornados.

Leia tambémPrevisão do tempo: tendência de chuva para dez dias no Brasil

O risco de tempo severo se concentra no sábado e no domingo no Oeste, Centro e o Sul do estado. Nestas regiões, vários municípios podem ter 100 mm a 300 mm até segunda-feira com alagamentos, inundações, subida rápida de rios e transbordamento de arroios. Áreas mais ao Norte e ao Nordeste do estado devem ter tempo firme e quente com vento Norte durante todo ou quase todo este fim de semana.

Como fica o tempo neste sábado

Sol aparece com nuvens na maior parte do estado neste sábado. Áreas de instabilidade se formam perto da fronteira com o Uruguai com chuva e avançam para o extremo Sul e o Sul com chuva e temporais isolados de granizo, muitos raios e vendavais. No fim do dia, áreas intensas de tempestades podem ingressar pelo Oeste, trazendo tempo muito severo. Parte da instabilidade alcança à noite o Centro gaúcho.

O vento Norte persiste com rajadas fortes a intensas na maioria das regiões, trazendo o ar quente que provoca outra vez muito calor, sobretudo no Oeste, faixa central do estado, vales e a Grande Porto Alegre.