Anúncios

Frente fria vai trazer uma brusca mudança do tempo na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado e a MetSul Meteorologia adverte que um dos riscos na virada do tempo é a ocorrência de vento forte a muito forte no estado. Antes mesmo da frente, porém, outra condição meteorológica chamada de corrente de jato em baixos níveis já pode trazer ventania.

A semana termina com o território gaúcho sob influência de uma massa de ar seco e quente com temperatura muito elevada no período da tarde e que fica perto e ao redor de 35ºC nesta sexta em cidades do Noroeste, Campanha, Sul, Centro, Vales e Grande Porto Alegre.

Neste sábado, o ar quente permanece sobre o Rio Grande do Sul, mas o avanço da frente fria com chuva e ar mais frio na retaguarda fará a temperatura despencar no Oeste e no Sul do estado inicialmente e depois em cidades do Centro e do Noroeste gaúcho.

Antes da chegada da chuva, entretanto, a temperatura ainda estará muito alta em parte do Rio Grande do Sul e faz calor neste sábado principalmente do Centro para o Norte do estado, o que inclui a região central, o Noroeste, Planalto, Serra, Alto e Médio Uruguai, Vales, Grande Porto Alegre e o Litoral Norte.

Os vales e a Grande Porto Alegre, em especial, devem ter um sábado muito quente com algumas cidades atingindo 32ºC a 33ºC ainda no meio da manhã. À tarde, nestas áreas do estado, muitas cidades terão máximas ao redor dos 35ºC e alguns pontos podem até atingir 36ºC a 37ºC.

No final da tarde e na noite do sábado, a frente fria alcança estas regiões com chuva e risco de temporais com rajadas de vento forte, promovendo uma brusca mudança do tempo com queda de temperatura.

A rápida troca de massas de ar, de quente para mais fria, com um sistema frontal bastante estreito e com ar muito quente na dianteira, vai criar as condições favoráveis para vento forte e que, em algumas cidades, pode ser muito forte a intenso com danos e transtornos.

Modelos sugerem risco de vento forte a muito forte

Sob este cenário, a MetSul Meteorologia alerta para o risco de temporais com rajadas de vento forte a muito forte, em alguns municípios caracterizando vendavais, na chegada da frente fria ao Rio Grande do Sul neste sábado.

Os mapas a seguir mostram a projeção de vento máximo até domingo dos modelo WRF da MetSul Meteorologia inicializados com os modelos americano GFS e o modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF).

METSUL

METSUL

Com base nas projeções dos modelos, é possível afirmar que não se projeta ocorrências de vendavais em todos os municípios e que as ocorrências tendem a ser localizadas, embora possíveis em diversas regiões.

As rajadas de vento no ingresso da frente fria podem atingir 50 km/h a 70 km/h em diversos pontos do estado, mas em alguns locais o vento de forma isolada pode ser mais forte com rajadas de 70 km/h a 90 km/h. Isoladamente, são possíveis vendavais com rajadas perto e acima de 100 km/h, capazes de gerar estragos e transtornos como cortes de luz.

Vento forte não será apenas de temporais

Antes mesmo da chegada da frente fria e ainda com tempo firme e a presença do sol, a MetSul Meteorologia espera a ocorrência de vento forte a muito forte do quadrante Norte pela atuação de uma intensa corrente de jato em baixos níveis (JBN).

METSUL

Onde mais deve ventar forte de Norte com a corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, devido ao posicionamento do corredor de vento, será no Oeste, Noroeste, Centro e no Sul gaúcho, embora se espere que o tempo fique ventoso em outras regiões como a Serra e o Planalto.

Neste tipo de situação de JBN, é importante frisar, Porto Alegre e a maior parte da região metropolitana não costumar ter vento muito forte, exceção de pontos perto da Serra como o Vale do Sinos.

A corrente de jato em baixos níveis deve trazer vento forte ainda para cidades de Santa Catarina e do Paraná, especialmente no Oeste dos dois estados, especialmente durante o sábado.

As rajadas de vento Norte em muitas cidades podem ser fortes com marcas em alguns pontos até acima 60 km/h a 70 km/h ou mais, alerta a MetSul Meteorologia. A grande maioria dos municípios deve ter vento de 40 km/h a 60 km/h, mas nos vales, sobre morros e áreas de encostas não são descartadas rajadas de 70 km/h a 90 km/h.

Aqui no Rio Grande do Sul, a área de Santa Maria é de alto risco neste tipo de situação. O vento Norte quente e seco, que não é vendaval de temporal porque não está associado a nuvens de tempestade, pode produzir transtornos e danos como falta de luz, destelhamentos e queda de árvores e postes, além do colapso de algumas estruturas.

Em termos leigos, a corrente de jato em baixos níveis é uma corrente de ar estreita encontrada na baixa atmosfera, normalmente em torno do nível de pressão de 850 hPa (ou cerca de 1500 metros de altitude), atuando entre um e dois quilômetros de altura. Ou seja, é um corredor de vento nas camadas baixas da atmosfera.

Estas correntes de jato em baixos níveis (JBN) a Leste dos Andes trazem ar quente e, por isso, hoje e amanhã serão dias muito quentes em várias regiões gaúchas. Estes jatos de baixos níveis costumam se originar na Bolívia ou no Centro-Oeste do Brasil e apresentam, em regra, uma extensão de centenas de quilômetros.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios