Se este começo de 2013 até agora não teve extremos de calor típicos de janeiro aqui no Estado, em outras áreas do hemisfério o verão mostra força total. O calor segue arrasador na Austrália num dos períodos mais quentes da história do país. A sexta-feira passada foi o dia mais quente até hoje em Sydney com 45,8ºC no Observatory Hill (que mantém registros desde 1859) e de 46,4ºC no aeroporto. Foi batido o recorde de 45,3ºC de 14 de janeiro de 1939. Em Canberra, a máxima da última sexta de 41,6ºC foi recorde para janeiro desde o começo dos registros em 1939, mas o recorde de todos os tempos da cidade ainda é 42,2ºC de 1º de fevereiro de 1968. Em Moomba, no Sul da Austrália, no dia 12, fez 49,6ºC. O recorde nacional é de 50,7ºC, em Oodnadatta, em 2 de janeiro de 1960. Na África do Sul a máxima na quarta-feira foi a 48,4ºC em Vioolsdrif.  O local tem o recorde nacional sul-africano de 48,8ºC em 3 de janeiro de 1993.

Recorde de calor da última sexta-feira em Sidney na capa do SMH 

Calor extremo provocou nova onda de incêndios na Austrália

Ondas de calor fortes a extremas não são incomuns na Austrália. O país tem um histórico de valores de temperatura perto de 50ºC, especialmente nas áreas desérticas, onde o ar muito seco proporciona o aquecimento acentuado. Desta vez, contudo, o calor extremo foi muito prolongado e atingiu marcas extremas sem precedentes no período de mais de um século de observação em várias estações. 


No Hemisfério Norte, é o rigor do inverno. Nevadas atingem há vários dias a Europa e afetaram duramente o transporte aéreo em Londres, Frankfurt e Paris com cancelamento de centenas de voos. A China registra o inverno mais frio em 28 anos, segundo a mídia estatal local. A TV RT de Moscou cita que o inverno na Rússia está sendo o mais frio desde 1938. 


Frio na Europa / Reprodução de jornais

Frio extremo também na América do Norte. A temperatura na manhã desta quarta-feira caiu a 43ºC negativos, em Royun, Quebec, no Canadá, mas a sensação térmica era de 48ºC abaixo de zero. Outra estação meteorológica canadense, em Pointe Cleveau, também em Quebec, indicou -47,7ºC de sensação. Grandes cidades do Canadá estão sob alerta de frio extremo devido aos riscos para a população de rua.


Capa de hoje de jornal de Montreal no Canadá

Nos Estados Unidos, temperatura abaixo de 0ºF (-17,7ºC) foram registradas hoje em nada menos que onze estados a Leste das Montanhas Rochosas, notadamente no Meio-Oeste e no Nordeste do país. No Norte do estado do Maine, a temperatura chegou a 37ºC abaixo de zero em Estcourt Station. No topo do Monte Washington, em New Hampshire, a temperatura de 37ºC abaixo de zero associada ao vento intenso proporcionava uma sensação térmica horripilante de 65ºC negativos.