A folhinha do calendário mostra 28 de outubro, mas quase em novembro o inverno se prolonga com chuva, vento e frio no Rio Grande do Sul enquanto na Argentina o ar polar traz geada, neve em algumas províncias e temperaturas abaixo de zero.

Forte massa de ar frio da Argentina já ingressa no Sul do Brasil | METSUL
O frio mais intenso que o comum para esta época do ano é consequência de uma massa de ar frio de origem polar de maior força que o comum para o fim de outubro que avança pelo interior do continente e é impulsionada para Norte por uma baixa pressão agora sobre o Sul do Brasil e que traz chuva para os três estados com vento fraco a moderado.
Estações meteorológicas registravam às 15h no Rio Grande do Sul 10,4ºC em Herval; 10,5ºC em Pedras Altas e São José dos Ausentes; 10,7ºC em Cambará do Sul; 11,3ºC em Livramento; 11,7ºC em Dom Pedrito; 11,8ºC em Piratini e Gramado; 11,9ºC em Pinheiro Machado; 12,1ºC em Tupanciretã, Canela e Morro Reuter; 12,2ºC em Venâncio Aires; 12,3ºC em Fontoura Xavier; 12,4ºC em Jaguari; 12,5ºC em Lavras do Sul, Farroupilha e Quaraí; 12,6ºC em Soledade e Ijuí; 12,7ºC em São Francisco de Paula e Garibaldi; Silveira Martins, Pelotas e Encruzilhada do Sul; 12,8ºC em Picada Café, Cruz Alta e Bom Jesus; e 12,9ºC em Jóia.
No mesmo horário, estações meteorológicas indicavam ainda temperatura de 13,0ºC em Canguçu; 13,1ºC em Candiota; 13,2ºC em Jaguarão; 13,3ºC em Espumoso; Monte Alegre dos Campos; 13,4ºC em Cerrito; 13,5ºC em Herveiras; 13,6ºC em Nova Palma; Bento Gonçalves e Dom Feliciano; 13,7ºC em Itaqui, Boqueirão do Leão e Vacaria; 13,8ºC em Cotiporã; e 13,9ºC em Caçapava do Sul e São Pedro do Sul.
Esta terça foi marcada por frio intenso em várias regiões da Argentina, segundo dados do Serviço Meteorológico Nacional (SMN). As menores temperaturas ocorreram no Sul e no Oeste (Cuyo) do país, com destaque para Maquinchao, na província de Río Negro, que registrou -3,2°C, a mínima nacional.
Também tiveram marcas negativas El Calafate (-1,6°C), El Bolsón e Uspallata (-1,5°C), além de Viedma (-1,3°C) e Bariloche (-0,6°C). No centro do país, o frio igualmente foi sentido com valores próximos de 0°C em cidades como Coronel Suárez (-0,5°C), Pigüé (-0,3°C) e Azul (0,3°C), enquanto localidades patagônicas como Trelew e Comodoro Rivadavia tiveram 0,2°C.
Ver essa foto no Instagram
Nevou nas últimas horas em ao menos três províncias do Centro para o Oeste da Argentina como Córdoba, San Luis e Mendoza. As chamadas altas cumbres, a região serrana de Córdoba, tiveram neve durante toda a madrugada e manhã, o que conferiu à paisagem imagens do auge do inverno quase em novembro.
A instabilidade associada à baixa pressão traz maior nebulosidade, o que fará com que as mínimas não sejam muito baixas. Maior resfriamento vai ocorrer na Campanha gaúcha e na Serra do Sudeste assim como nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul Catarinense, mas sem possibilidade de marcas negativas ou geada. As madrugadas de quinta e sexta tendem a ser as frias com mínimas de um dígito em diferentes municípios.
A instabilidade frequente com a frente semi-estacionária e o centro de baixa pressão entre o Sul e o Sudeste deixará as tardes com temperatura abaixo a muito abaixo da média do fim de outubro, em particular agora o meio da semana.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
