Anúncios

Rio Grande do Sul terá outro amanhecer de muito frio nesta quarta-feira com geada e a fronteira com o Uruguai mais uma vez vai anotar mínimas muito baixas | ANDERSON ALVES

O primeiro dia do chamado inverno meteorológico (trimestre junho a agosto), que é diferente do inverno astronômico, será mais uma vez gélido no Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia antecipa uma madrugada e amanhecer de quarta-feira de temperatura muitíssimo baixa em parte do estado gaúcho com mínimas abaixo de 5ºC generalizadas e novamente negativas em grande número de municípios.

A previsão da MetSul é que algumas cidades terão mínimas até menores que as observadas nesta terça, embora na maioria dos municípios as marcas sejam menos baixas. O Sul e parte do Leste podem ter pontos com mínimas menores que hoje, inclusive a Grande Porto Alegre. Já na esmagadora maioria dos pontos da Metade Norte, aumento de nuvens e vento devem impedir que se repitam as marcas de hoje, apesar de seguir muito frio.


Porto Alegre pode amanhecer com 4ºC a 5ºC, logo não se descarta que a mínima seja menor que a de hoje. Na região metropolitana, os termômetros devem indicar 1ºC a 2ºC em algumas áreas, como no Vale do Sinos e em Morungava (Gravataí). Na Serra do Sudeste, na região de Pinheiro Machado, marcas mais uma vez nas baixas em torno de -4ºC a -5ºC. A região de Pelotas pode ter 1ºC ao amanhecer. Em Santa Maria, 3ºC. Na Campanha e na fronteira com o Uruguai marcas no final da madrugada de -2ºC a 0ºC em diversos pontos.

Na Serra e nos Aparados, mínimas de -1ºC a 2ºC entre 21h e 0h hoje e em horas da madrugada em diferentes cidades, porém no decorrer da madrugada a temperatura pode começar a se elevar pelo ingresso de nuvens em vários municípios. As áreas de Caxias do Sul, Cambará do Sul e São Francisco de Paula podem ter marcas ao redor de 0ºC nas baixadas.


Mais uma vez se espera formação de geada em grande número de municípios, com o fenômeno já se formando nesta noite nas localidades de maior altitude. Espera-se geada ao amanhecer principalmente em municípios do Centro, Sul e Oeste do Estado. Na Metade Norte, em diversos pontos pode ter geada nesta noite e no começo da madrugada, mas que se dissipa depois com o ingresso de nuvens e a elevação da temperatura.

O sol aparecerá com nuvens na maior parte do Estado, mas a nebulosidade aumenta e o tempo fecha na Metade Norte, instabilizando-se com chuva no Médio e Alto Uruguai, Planalto Médio, Serra, Aparados e talvez até no fim do dia na Grande Porto Alegre. Com nuvens, as máximas serão baixas e faz frio à tarde em quase todo o Estado. Porto Alegre pode ter máxima em torno de 12ºC a 13ºC nesta quarta. A maioria das cidades gaúchas vai ter máximas de 11ºC a 13ºC e em pontos da Serra e dos Aparados a temperatura pode ter dificuldade em atingir 10ºC, e se passar da marca será por muito pouco.

Frio foi intenso hoje cedo

Mais de 20 municípios que contam com estações meteorológicas tiveram mínimas negativas nesta terça-feira no Rio Grande do Sul. A temperatura caiu abaixo de zero no Sul, na Campanha, no Oeste, no Centro, no Alto Jacuí, na Serra e Campos de Cima da Serra. A menor, de 5,8ºC abaixo de zero em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, foi a mais baixa observada até agora no ano no Rio Grande do Sul.

Fez ainda ontem -2,0ºC em Bom Jesus, -1,7ºC em Ausentes, -1,3ºC em Canela, -1,2ºC em Soledade, -1,1ºC em São Francisco de Paula, -1,0ºC em Quaraí e Vacaria, -0,7ºC em Bagé, Caxias do Sul e em Cambará do Sul, -0,5ºC em Gramado e Livramento e -0,1ºC em Santa Rosa.

Em Porto Alegre, a mínima de 5,2ºC no Jardim Botânico foi a menor do ano até agora. Antes, a menor era de 7,3ºC em 21/5. No Aeroporto Salgado Filho, fez 5,8ºC. Na região metropolitana, a mínima na estação de Lomba Grande, na zona rural de Novo Hamburgo, desceu a 1,8ºC, a menor desde 31/7/2021, quando fez 1,1ºC. Em Canoas, na base aérea, os termômetros indicaram 4,4ºC. Na quinta, as máximas baixas com frio à tarde devem chamar a atenção pela nebulosidade e a chuva em vários pontos da Metade Norte e do Leste do Estado.

Anúncios