Um poderoso terremoto de magnitude 7,4 foi registrado na manhã desta sexta-feira (2) na região da Passagem de Drake, no extremo sul da América do Sul, próximo à costa Sul da Argentina e Chile.

REPRODUÇÃO
O tremor ocorreu às 9h58 pelo horário de Brasília (12h58 UTC), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que também informou que o epicentro foi localizado a uma profundidade de apenas 10 quilômetros — o que caracteriza um terremoto raso, com maior potencial destrutivo.
O epicentro está situado a cerca de 222 quilômetros ao sul da cidade de Ushuaia, e a 334 quilômetros ao sul de Rio Grande, ambas localizadas na província da Terra do Fogo, na Argentina. Essas são as cidades argentinas mais próximas do local do sismo, embora o evento tenha sido sentido em diversas localidades da região. No Chile, a cidade mais perto do epicentro é Puerto Williams, onde sirenes de alerta foram acionadas.
De acordo com estimativas preliminares, cerca de mil pessoas sentiram o tremor com intensidade moderada, enquanto aproximadamente 284 mil experimentaram um leve abalo. Apesar da magnitude elevada, o USGS emitiu um alerta verde para possíveis vítimas e prejuízos econômicos, indicando uma baixa probabilidade de danos significativos ou mortes.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico (NWS PTWC) emitiu um comunicado informando que ondas de tsunami perigosas são possíveis em áreas costeiras localizadas num raio de até 300 quilômetros do epicentro, logo muito distante da costa do Brasil. A Defesa Civil do Chile (Senapred) pediu para que se evacue a costa de Magallanes, no Sul chileno. Por ora, não há alerta generalizado para o oceano Atlântico Sul, mas as autoridades permanecem em estado de atenção.
SHOA ESTABLECE ALERTA DE TSUNAMI, #SENAPRED ESTABLECE EVACUAR HACIA ZONA SEGURA EN LOS SECTORES COSTEROS DE LA REGIÓN DE #MAGALLANES.
ASIMISMO, POR ESTADO DE PRECAUCIÓN, SENAPRED ESTABLECE ABANDONAR LA ZONA DE PLAYA EN EL TERRITORIO CHILENO ANTÁRTICO.— SENAPRED (@Senapred) May 2, 2025
¡ATENCIÓN! #SENAPRED por amenaza de tsunami, solicita evacuar zona de playa del Territorio Antártico, Región de #Magallanes.
Para reforzar la evacuación en terreno por parte de los organismos técnicos, #SENAPRED activó mensajería #SAE.
RECUERDA actuar con calma y acatar las… pic.twitter.com/4jlOQkednc— SENAPRED (@Senapred) May 2, 2025
A região afetada é pouco povoada e composta majoritariamente por áreas de difícil acesso, o que dificulta a avaliação imediata dos impactos. A maioria das construções nessa parte da Argentina é considerada relativamente resistente a terremotos, mas ainda há estruturas vulneráveis, como edificações de alvenaria em adobe ou pedra, especialmente em pequenas comunidades.
Este é um dos terremotos mais fortes já registrados na região da Passagem de Drake, uma área geologicamente ativa localizada entre o extremo sul da América do Sul e a Antártida, onde as placas tectônicas de Scotia e Sul-Americana interagem com frequência.
Até o momento, não há relatos de feridos ou danos materiais, mas as autoridades argentinas seguem monitorando a situação e recomendam cautela à população da Terra do Fogo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.