A MetSul Meteorologia adverte que a instabilidade volta a aumentar no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira à medida que cessa a influência do ar mais ameno que ontem ingressou no estado com a passagem da frente fria e retorna ar tropical quente e úmido em níveis baixos da atmosfera.
O dia começa com chuva em pontos da Metade Norte gaúcha, mas o avanço de ar quente sobre o Nordeste da Argentina e Santa Catarina fará o tempo abrir e o sol aparecer com nuvens em diversos pontos no Noroeste e no Norte do estado, como no Planalto Médio, Médio e Alto Uruguai.
Com a abertura do tempo nestas regiões nesta segunda-feira e a diminuição das nuvens com sol, havendo o ingresso de ar mais quente se dará uma forte elevação da temperatura com uma tarde de calor e abafamento. A temperatura ficará ao redor dos 30ºC e até pode passar desta marca em alguns locais do Noroeste.
A instabilidade ruma para Sul, pressionada pelo ar quente que avança de Norte, e o tempo se instabilizará com chuva no Oeste, Centro e no Sul do estado. No Sul e parte do Oeste, antes da chuva o sol ainda aparece. Faz até um pouco de frio cedo da manhã em algumas cidades mais ao Sul.
Com a instabilidade, a temperatura em parte do Oeste, no Sul e algumas cidades do Centro do estado não se eleva muito. Alerta-se para chuva localmente forte, com 50 mm a 100 mm em alguns pontos destas regiões, e possibilidade de alagamentos. Há ainda risco de temporais isolados.
Esta segunda-feira será de tempo fechado e instável com céu encoberto na Grande Porto Alegre. A instabilidade que avança do Norte do estado, pressionada por ar mais quente, traz chuva para a região metropolitana no decorrer do dia, com maior intensidade da tarde para a noite. A chuva em alguns momentos pode ser moderada a forte com trovoadas, logo não se afasta o risco de alagamentos.
Devido à instabilidade, a temperatura não varia muito na área metropolitana durante a segunda-feira. As mínimas devem ficar entre 18ºC a 19ºC na maior parte das cidades e as máximas, em geral, tendem a se situar entre 23ºC e 24ºC.
A MetSul reitera que emitiu um alerta de chuva excessiva a extrema para o Rio Grande do Sul nesta semana com volumes muito altos na maioria das localidades gaúchas e risco de enchentes. Os volumes vão passar de 100 mm na maior parte do estado nesta semana, mas em muitos locais haverá acumulados de 150 mm a 200 mm.
Mais localmente, a chuva apenas desta semana pode atingir marcas de 200 mm a 300 mm, agravando enormemente o risco de cheias de rios, enchentes, deslizamentos de terra e queda de barreiras com potenciais prejuízos para moradores em comunidades diversas do estado. A maioria dos dias da semana ainda tem risco de temporais isolados de vento forte e granizo, mas serão ocorrências pontuais.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.