Anúncios

O deslocamento de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul ontem trouxe chuva forte a intensa para muitas cidades gaúchas. No Vale do Rio Pardo, até o começo da noite de ontem, os volumes chegavam a 80 mm na área de Santa Cruz do Sul, quase dois terços da média histórica de junho. Em Porto Alegre, a chuva provocou alagamentos em diversas ruas da cidade, especialmente da zona Norte. Houve ainda cortes de luz em alguns bairros e uma árvore de grande porte caiu na Praça da Alfândega, no Centro. Os acumulados foram significativos na Capital (fotos abaixo de Fabiano do Amaral do Correio do Povo).


Em 24h, até 9h deste sábado, havia chovido 79 mm em alguns bairros ou 59% da média histórica de junho (132,7 mm), terceiro mês mais chuvoso do ano na climatologia anual da Capital, apenas atrás de agosto (140,0 mm) e setembro (139,5 mm). O Vale do Sinos também teve alagamentos por chuva forte. No Estado, em 24h, até 9h deste sábado, choveu 81 mm em São Jerônimo, 79 mm em Cruz Alta, 78 mm em Novo Hamburgo, Campo Bom e Três Coroas, 76 mm em Eldorado do Sul, São Leopoldo e Sapucaia do Sul, 74 mm em Canela, 71 mm em Nova Santa Rita e 65 mm em Igrejinha. Em Santa Maria, vendaval localizado provocou queda de postes (imagem abaixo de reprodução da RBS TV). Já em Santana do Livramento, a chegada da frente fria na sexta se deu com queda de granizo, mas que não ocasionou estragos no município da fronteira com o Uruguai.


O sábado terá bastante nuvens aqui no Rio Grande do Sul e o tempo ainda não firma, mas a boa notícia é que a instabilidade enfraquece e bastante hoje. A maior nebulosidade é esperada do Centro para o Norte e o Nordeste do Estado, o que inclui o Planalto, Alto Uruguai, Serra, Aparados, Litoral Norte, Grande Porto Alegre. Nestas regiões ainda chove e garoa. No Oeste e no Sul, a nebulosidade diminui e o sol aparece em vários pontos. Espera-se melhoria em outras regiões até o fim do dia. Faz frio. O sábado amanheceu com 5,8ºC em Livramento e 6,2ºC em Quaraí. Amanhã, domingo, se espera tempo mais aberto no Estado e o sol deve aparecer com nuvens na maioria das regiões em dia que começa frio, mas que terá uma tarde agradável.