O ciclone Yakecan trouxe vento ao redor de 100 km/h e imagens impressionantes no balneário de Punta del Este, departamento uruguaio de Maldonado, no Leste do país. O vento aumentou durante a manhã e ao redor do meio-dia, trazendo grande quantidade de espuma e o avanço das águas para a orla. As águas chegaram a invadir alguns prédios.

Conforme o portal Montevidéu, o governo departamental assegurou que as áreas afetadas são as esperadas neste tipo de situação de vento intenso. “Há equipes em vigilância e trabalhando permanentemente nesses locais da faixa litorânea diante da informação de que haveria ondas entre cinco e seis metros”, informou o centro de emergências de Maldonado.

As autoridades dizem ter atendido até o momento mais de 15 ocorrências, todas sem gravidade e não há feridos. Equipes da empresa de energia uruguaia UTE trabalham no conserto de algumas fiações, uma vez que o vento ao redor de 100 km/h impactou a rede elétrica da cidade e outros municípios de Maldonado como La Paloma.

Em Punta del Este, as áreas mais afetadas são o calçadão em frente à Praia dos Ingleses e a península. Piriápolis também é afetada. “Há toda uma equipe trabalhando lá, monitorando e fazendo alguns bloqueios para que as pessoas não circulem por esses locais para evitar qualquer tipo de situação grave. Não está fechado, mas algumas áreas estão com sinalização para que não circulem por esses locais e trabalham em tarefas preventivas”, disse o comunicado.

O Sistema Nacional de Emergências, entretanto, publicou um relatório com os dados recolhidos na manhã de terça-feira. Conforme o SINAE, durante as primeiras horas do alerta e de acordo com as previsões, houve fortes chuvas. “Entre as estações meteorológicas do Inumet, em 24 horas até 7h de hoje, os máximos de chuva foram registrados em Lavalleja, Rocha, Canelones e Maldonado”, informou o órgão.

Um homem de 24 anos morreu na tarde da segunda-feira em Paso de la Arena depois que uma palmeira caiu no telhado de sua casa em decorrência do vento forte. Um vizinho explicou que ouviu o barulho e saiu para ajudar. “Encontrei outros vizinhos que estavam procurando uma maneira de tirá-lo, sua esposa fugiu e foi salva”, disse ele ao canal 4 de Montevidéu.

O Sul e o Leste do Uruguai foram colocados em alerta laranja por vento de até 130 km/h pelo Instituto Uruguaio de Meteorologia. A MetSul e o Inumet alertaram que os departamentos de Rocha e Maldonado devem ser os mais castigados pelo vento hoje. A MetSul adverte que há risco de uma grande ressaca destrutiva na costa do departamento de Rocha.