Anúncios

A temperatura atingiu ontem níveis jamais vistos em pontos do Sul do continente. Pela primeira vez os termômetros marcaram 30ºC na província da Terra do Fogo, marca que foi registrada na cidade de Rio Grande. Perito Moreno, conhecida pelos seus glaciares, atingiu a marca recorde de 36ºC na estação.

O calor intenso se faz sentir também no outro lado dos Andes. Várias cidades do Sul do Chile tiveram recordes históricos de temperatura máxima neste começo de fevereiro: Puerto Montt (35,0ºC), Aysén (35,3ºC), Balmaceda (33,9ºC), Puerto Natales (29,2ºC), Osorno (36,5ºC) e Valdívia (38,5ºC). Algumas destas estações tem perto ou mais de 100 anos de dados, caso de Temuco (107 anos de observações), Valdivia (98) e Puerto Montt (109),


E a capital Santiago teve em janeiro a maior temperatura da sua história com 38,3ºC no dia 26 na estação da Quinta Normal que possui 108 anos de observações meteorológicas. Na outra estação da área de Santiago, Pudahuel, com registros contínuos desde 1968, a máxima atingiu 39,3ºC, superando a marca de 37,7ºC de janeiro de 2017. Como seguia muito quente ontem e o calor persiste intenso nesta semana, novos recordes podem ser batidos em estações que tiveram suas máximas absolutas nos últimos dias.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A temperatura muito alta atualmente é responsável por incêndios florestais que castigam diferentes pontos do Centro e do Sul do Chile. Vários incêndios estão fora de controle. 

Anúncios