Anúncios

As intensas áreas de instabilidade que causaram o tsunami meteorológico em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, passaram antes por praias do Litoral Norte do Rio Grande do Sul na tarde deste sábado. Nuvens muito carregadas avançaram pela costa e sobre o continente com chuva e intensas rajadas de vento.

Foram estas nuvens carregadas, que se organizaram como uma frente de rajada com tempestade em mar aberto, que acabaram por gerar as enormes ondas que atingiram a orla do balneário catarinense de Laguna entre o meio e o final da tarde deste sábado.

O tsunami meteorológico causou prejuízos e assustou os moradores e turistas que aproveitavam o dia de calor na beira da praia. As grandes ondas arrastaram diversos veículos que estavam estacionados na beira da praia para dentro do mar.

A fúria repentina do mar na praia do Cardoso não deixou feridos. “Engoliu os carros tudo”, gritou um homem assustado ao ver os veículos que estavam na faixa de areia sendo dragados para dentro do mar pela súbita elevação da maré.

A intensa instabilidade que gerou o meteotsunami causou vendavais em cidades do Sul de Santa Catarina com estragos. Os bombeiros foram acionados para atender ocorrências de quedas de árvores em Criciúma. Araranguá e Içara também tiveram transtornos pelo vendaval.

No Litoral Norte do Rio Grande do Sul, o caçador de tempestade e fotógrafo Gabriel Zaparolli registrou em fotos impressionantes na praia de Torres as intensas áreas de instabilidade que passaram pela região pouco antes de atingir o Litoral Sul catarinense e gerar o tsunami meteorológico em Laguna.

GABRIEL ZAPAROLLI

GABRIEL ZAPAROLLI

GABRIEL ZAPAROLLI

GABRIEL ZAPAROLLI

GABRIEL ZAPAROLLI

O temporal que deu origem ao tsunami foi favorecido por ar muito quente e o deslocamento de uma frente fria a partir do Leste gaúcho. Uma corrente de jato em baixos níveis trazia o ar muito quente com acentuado aquecimento na maior parte do Sul do Brasil.

A temperatura máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Urussanga chegou a 40,3ºC neste sábado. Estações da Epagri indicaram máximas entre 35ºC e 39ºC em vários municípios do Oeste, Meio-Oeste e o Sul catarinense neste sábado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios