Porto Alegre vive um dia histórico nesta quarta-feira com a enchente do Guaíba. O nível das águas superou a cota de inundação no Cais Mauá de 3,00 metros pela primeira vez desde 1967. Com a forte subida das águas, o cais junto ao Centro ficou alagado em toda a sua faixa.
Imagens históricas do cais alagado no Centro, como as vistas hoje, somente foram observadas nos últimos 80 anos nas grandes enchentes de abril e maio de 1941, setembro de 1967 e outubro de 2015, mas em 2015 o nível do Guaíba não superou a cota de inundação e ondas levaram as águas para o cais.
Com um ciclone extratropical na costa, o vento passou a ser de Sul na Lagoa dos Patos com fortes a intensas rajadas, gerando forte represamento, que elevou o nível em cerca de 20 centímetros entre a madrugada e a manhã de hoje.
Na zona Norte e na Praia de Belas, a água refluiu pela rede de esgotos, causando pontos de alagamentos na Avenida Voluntários da Pátria, nas imediações da estação São Pedro do Trensurb, e junto ao Tribunal de Justiça da Borges de Medeiros. A água tomou conta da orla de Ipanema e inundou a nova orla junto ao Centro, entre o Gasômetros e o Beira-Rio.
Imagens aéreas mostram a dimensão da enchente histórica em Porto Alegre com muitas áreas alagadas na orla, especialmente no trecho entre os bairros Centro e Menino Deus, protegidos pelo sistema de contenção de cheias da cidade com o dique da Avenida Beira-Rio.
A prefeitura decidiu que o sistema de contenção de cheias permanecerá com todas as comportas fechadas. As comportas começaram a ser ativadas na segunda-feira. No caso dos portões que costumam ficar fechados, o reforço se deu a partir de sacos de areia posicionados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).