Anúncios

Guaíba está a cerca de 20 cm da cota de transbordamento no Cais Mauá após forte elevação causada pelo vento Sul das últimas horas na Lagoa dos Patos | FERNANDO OLIVEIRA

O nível do Guaíba no Cais Mauá subiu rapidamente a partir da tarde de hoje por efeito de forte vento do quadrante Sul associado a uma baixa pressão na costa que se converte em ciclone extratropical. A MetSul alertava que com o vento haveria uma subida brusca e rápida no dia de hoje.

No começo da manhã desta quarta-feira, o Guaíba estava ao redor de 2,60 metros no Cais Mauá com mínimas oscilações. Por uma semana o nível tem oscilado entre 2,60 metros e 2,70 metros na maior parte do tempo.

No começo da noite desta quarta, com o vento Sul, as medições indicavam o Guaíba perto de 2,80 metros, o que é uma marca muito elevada considerando o nível médio histórico de junho de 1,02 metro e que a cota de transbordamento no cais é de 3,00 metros. O valor de agora, entretanto, está muitíssimo abaixo do pico de mais de 5 metros da cheia do começo de maio.

O efeito do vento Sul é temporário. Assim como sobe rapidamente, baixa rápido à medida que cessa o efeito do vento, o que deve ocorrer nesta quinta-feira. Ocorre que no fim de semana se espera um novo episódio de vento Sul forte associado ao ingresso de uma massa de ar polar de maior intensidade.

Com isso, o Guaíba vai se manter alto. Além do vento Sul, soma-se a vazão que ainda chega dos rios contribuintes, porém não se espera um aumento significativo da vazão em relação ao que vem se registrando.

A maior vazão que chega em Porto Alegre é a do Rio Jacuí, responsável juntamente com o Taquari pela maior parte da vazão afluente na área do Guaíba. O Taquari não está sob cheia, mas o Jacuí está.

Régua instalada no município de Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, na barragem Dom Marco, indicava no começo da manhã de hoje a marca de 18,16 metros na montante, valor quase idêntico aos 18,17 metros do fim da tarde de ontem. Com o Jacuí muito alto, o Guaíba inevitavelmente seguirá elevado.

O Guaíba nos atuais níveis causa problemas em Porto Alegre por alagamentos no extremo Sul da cidade, em bairros como Guarujá e Lami, e principalmente nas ilhas que convivem há dois meses com água em vários pontos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.