Anúncios

Ponto com acúmulo de água nesta noite na esquina da Voluntários da Pátria com Ernesto da Fontoura após o Guaíba extravasar pela rede de esgotos na região | METSUL METEOROLOGIA

O Guaíba refluía nesta noite de quarta-feira pela rede de esgotos no Quarto Distrito depois de ter subido cerca de 20 centímetros nas últimas horas por efeito do forte vento de Sul no Norte da Lagoa dos Patos com um ciclone em formação na costa.

A equipe da MetSul Meteorologia percorreu nesta noite o Quarto Distrito e verificou que a situação é de normalidade em praticamente toda a região, apenas com lama nas ruas pela chuva e a grande quantidade de lixo que se acumula ainda em diversos locais.

Na Voluntários da Pátria, entre a Ernesto da Fontoura e a Polônia, observamos as águas do Guaíba refluindo pela rede de esgotos. Havia um pequeno ponto com acúmulo de água na esquina da Ernesto da Fontoura.

Na Polônia, esquina da Voluntários da Pátria, junto à empresa Ferramentas Gerais, as águas do Guaíba extravasavam pelo bueiro, mas não havia alagamento porque a boca de lobo estava absorvendo o que jorrava.

O Departamento Municipal de Águas e Esgoto (DMAE) tinha colocado bags (sacos de areia e pedras) sobre o bueiro. Os sacos se desmancharam. Evitaram a imagem de um chafariz com a água jorrando para o alto, mas não que a água extravasasse para a rua pelo bueiro.

O nível do Guaíba no Cais Mauá chegou a 2,80 metros no começo da noite no Cais Mauá depois de ter subido cerca de 20 centímetros durante a tarde pelo efeito do vento do quadrante Sul na Lagoa dos Patos.

Em duas décadas monitorando e prevendo enchentes em Porto Alegre, a MetSul já viu que quando o Guaíba atinge cotas de 2,70 ou 2,80 metros a água costuma extravasar pela rede de esgoto nesta área do Quarto Distrito entre Voluntários, Missões, Ernesto da Fontoura e Polônia.

Foi o que se viu nas enchentes de 2015, 2016, 2020, 2023 e novamente agora em 2024. É o primeiro ponto do Quarto Distrito em que o Guaíba extravasa pela rede de esgotos quando o nível sobe muito e excede cotas de 2,70 metros.

Embora as imagens possam causar aflição, é importante enfatizar que é uma situação bastante localizada nesta área e que o alagamento é até menor que em vezes anteriores com o mesmo nível de 2,80 metros.

Além disso, o Guaíba começou a estabilizar nesta noite à medida que diminui o efeito do vento Sul. Quando o vento Sul sopra e há efeito de represamento, a subida é rápida, mas por tempo limitado e logo o Guaíba volta a descer. Assim, o cenário no curto prazo não se agravará.

Com nível médio histórico em junho de 1,02 metro, o Guaíba vai seguir muito alto com nível acima da cota de alerta no cais de 2,50 metros nos próximos dias pela vazão acentuada do Jacuí e média de outros rios. Além disso, o vento Sul voltará a soprar forte no sábado e deve gerar nova subida.

O Guaíba nos atuais níveis causa problemas em Porto Alegre por alagamentos no extremo Sul da cidade, em bairros como Guarujá e Lami, e principalmente nas ilhas que convivem há dois meses com água em vários pontos.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.