Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte para um cenário de grave perigo por chuva com volumes excessivos a extremos no estado da Bahia com possibilidade de transtornos significativos para as populações das áreas afetadas.

O deslocamento pela costa da frente fria, que chegou no último domingo ao Sul do Brasil e que foi responsável por mudar o tempo também em parte do Sudeste com chuva e queda de temperatura, vai trazer o episódio de chuva excessiva.

A MetSul enfatiza que será um período muito prolongado de acentuada instabilidade com numerosos dias seguidos de chuva e em vários com acumulados bastante altos em intervalos de 24 horas.

Os dados indicam que a instabilidade que se iniciou hoje pelo Sul baiano vai se estender neste feriado e nos dias seguintes a outros pontos do Leste da Bahia à medida que a frente avança lentamente para Norte, impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul e cujo centro está a mais de três mil quilômetros ao Sul de Salvador.

O sistema frontal deve passar à semi-estacionário no litoral da Bahia, favorecendo longa sequência de dias com registro de chuva e que em alguns momentos será localmente forte a torrencial.

Praticamente toda o litoral da Bahia e áreas próximas será afetado por volumes elevados a excessivos de chuva com marcas de 150 mm a 400 mm, conforme a localidade, mas localmente superiores.

O pior, segundo os dados analisados pela MetSul, entretanto, deve ocorrer na região de Salvador e área metropolitana, onde os acumulados de chuva devem ser por demais elevados em período de instabilidade que deve se concentrar entre esta quinta (1/5) e os dias 8 ou 9 de maio.

A mais recente saída do modelo europeu (mapa abaixo) indica para os próximos dez dias chuva em Salvador de 280 mm, contudo outras simulações de alta resolução analisadas pela MetSul Meteorologia indicam a possibilidade de volumes ainda mais altos, da ordem de 300 mm a 350 mm e isoladamente até superiores a 400 mm.

METSUL

Além de Salvador, os volumes de chuva podem ser excessivos a extremos na Ilha de Itaparica, Camaçari, Lauro de Freitas, Imbassaí e outras localidades situadas próximas da capital baiana.

Sob este cenário, inevitavelmente haverá riscos à população. As condições de chuva com volumes muito altos devem trazer alagamentos e inundações. Há risco de desabamento de trechos de rodovias com bloqueios. Na capital baiana e região metropolitana, em especial, o risco geológico será muito alto a crítico com deslizamentos de encostas com elevado perigo à vida.

Chover muito no Leste da Bahia nesta época do ano não é incomum, mas os índices de precipitação podem em poucos dias superar a média do mês inteiro. Abril, com 285 mm, e maio, com 302 mm, são os meses mais chuvosos da climatologia anual na estação de Ondina, em Salvador.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.