Anúncios

Granizo grande que caiu em Flores da Cunha na noite de ontem | ANGELO SCOPEL

Tempestades severas com granizo e vento atingiram na noite desta sexta-feira cidades dos vales e da Serra. O granizo caiu em diversos municípios dos vales do Caí e do Taquari, além de pontos da Serra Gaúcha. As pedras de gelo em alguns pontos tiveram grande tamanho.

O granizo foi registrado em municípios dos vales como Lajeado, Westfália, Roca Sales, Progresso e Bom Princípio. Em Bom Princípio, o granizo foi de médio a grande tamanho em diversos pontos do município.

Na sequência, os temporais de granizo se deslocaram para a Serra Gaúcha com registro também de pedras de grande tamanho em diversas localidades, como no município de Flores da Cunha. A chuva forte com granizo veio ainda acompanhada de muitos raios.

De acordo com o portal Leouve, o temporal que atingiu a região da Serra Gaúcha nas últimas horas deixou diversos estragos. As áreas mais afetadas foram as cidades de Bento Gonçalves e São Vendelino.

Em São Vendelino, a chuva foi intensa e causou alagamentos. A Defesa Civil municipal chegou a orientar a população para que não saísse de casa. Em Bento Gonçalves, no Vale dos Vinhedos, o temporal derrubou uma árvore, deixando o trânsito em meia pista nas proximidades do SPA do Vinho.

A BR-470 foi totalmente bloqueada no quilômetro 233, em Carlos Barbosa com risco de desmoronamentos. Na ERS-444, havia árvores e pedras na pista no trecho que liga Bento Gonçalves a Santa Teresa. Em Farroupilha, o Corpo de Bombeiros atendeu ocorrência de destelhamento e alagamento no bairro América.

Em Caxias do Sul, a queda de telhado de galpão de rodeio em Vila Oliva, onde ocorria uma festa campeira, deixou uma pessoa ferida. A vítima foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e a Samu. Alguns veículos tiveram danos.

Houve vários pontos de alagamento com árvores caídas no trecho da BR 116 entre Picada Café e São Marcos. Caxias do Sul registrou queda de árvores em diversos bairros da cidade. Parte da estrutura de um posto de combustível, no bairro Santa Catarina, desabou com as fortes chuvas. Na Rota do Sol, vários trechos tinham árvores caídas na pista.

Imagem de satélite das 21h de sexta com as células de tempestade entre os vales e a Serra | METSUL

O que levou à ocorrência dos temporais foi a formação de várias células de tempestades isolados com nuvens do tipo Cumulunimbus a partir de uma combinação de ar quente, baixíssima pressão atmosférica e abundante umidade, o que fez com que a atmosfera ficasse extremamente instável e propícia à formação de nuvens de tempestade.

A pressão atmosférica na noite da sexta-feira estava em acentuado declínio pela atuação de um centro de baixa pressão no Rio Grande do Sul e descia a valores entre 998 hPa e 1000 hPa nos vales e na Grande Porto Alegre.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.