Vendavais e granizo em pontos isolados são um alto risco nesta sexta-feira (28) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina sob um cenário de intensa instabilidade atmosférica que vai provocar temporais ao longo do dia, alguns fortes a severos, adverte a MetSul Meteorologia.

MONICA ROSSI/ARQUIVO
A instabilidade é consequência da combinação de ar muito quente atuando no Sul do Brasil e à passagem de uma frente fria pela costa, cenário que favorece a formação de áreas de instabilidade. Ontem, a temperatura atingiu 43ºC no Norte da Argentina e 38ºC no Rio Grande do Sul.
Em dias de calor, a convecção costuma ter início durante a manhã à medida que começa a aquecer com a presença do sol e atinge o seu máximo no período da tarde, hora mais quente do dia.
Nesta sexta, entretanto, se observou convecção desde a madrugada com a formação de áreas de instabilidade sobre a Serra Gaúcha, o que indica que a atmosfera está por demais instável e propícia para temporais.
Convecção é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir.
À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.
Hoje, o calor permanece muito intenso no Rio Grande do Sul, com máximas entre 35°C e 38°C e possibilidade de marcas ainda mais altas na Metade Oeste. A MetSul reforça que o encontro entre o ar quente e a frente fria deve provocar células de temporais, em especial da tarde para a noite, algumas potencialmente fortes a severas. Os fenômenos podem incluir granizo e rajadas de vento capazes de causar danos em pontos isolados, sobretudo do Leste gaúcho.
Modelos de alta resolução indicam áreas com rajadas entre 70 km/h e 100 km/h, e, localmente, acima de 100 km/h, aumentando a preocupação com vendavais intensos e isolados.
O setor de maior risco no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira é o Nordeste do estado, em particular a Serra Gaúcha. Em Santa Catarina, também há risco de temporais de vento e granizo, especialmente no Sul do estado e no Planalto Sul.
