Anúncios

Granizo em Torres (Filipe Rocha)

Primeiros temporais de granizo associados à frente fria ocorreram no fim do domingo e no começo da segunda-feira, prosseguindo hoje com registro do fenômeno durante a madrugada em grande número de municípios, especialmente do Centro do Estado e da Metade Norte. 

A MetSul confirmou a ocorrência de granizo na madrugada desta terça-feira em Eldorado do Sul, Nova Santa Rita, Canoas, Viamão, Alvorada, Triunfo, Sapucaia do Sul, Esteio, Gravataí, Cachoeirinha, Rolador, Passo Fundo, Montenegro, São Francisco de Paula, Taquari, Santo Antônio da Patrulha, Santa Cruz do Sul, Arroio do Tigre, Dois Irmãos, Torres (foto), Caibaté e Vale do Sol, dentre outros municípios. 


Nova Santa Rita

A chuva forte com raios da madrugada trouxe precipitação de granizo também para alguns bairros da zona Norte de Porto Alegre. Na grande maioria das cidades, o granizo foi de pequeno tamanho, mas pontos isolados chegaram a registrar pedras de gelo de médio tamanho. 

Esteio (Júlio Sal)

Ao longo desta terça-feira, os temporais localizados seguirão do Centro pro Norte do Rio Grande do Sul, especialmente da tarde pra noite e no começo da quarta-feira, à medida que a frente fria se intensifica, impulsionada por uma massa de ar frio ingressando pelo Sul gaúcho. 


Temporais de granizo são muito comuns nesta época do ano. O final do inverno e a primavera são os períodos do ano com os maiores índices de ocorrência do fenômeno no Rio Grande do Sul, uma vez que são freqüentes os encontros de massas de ar frio e quente que favorecem a formação de nebulosidade de maior desenvolvimento vertical. A atmosfera, ademais, ainda encontra-se mais fria e favorece a formação das pedras de gelo.

 

Anúncios