A MetSul Meteorologia adverte que as condições estão muito propícias à ocorrência de granizo no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com prováveis ocorrências localizadas do fenômeno no estado.
Granizo atingiu Tupanciretã na madrugada desta quarta-feira | CAROLINA MOREIRA
Na madrugada desta quarta, um temporal isolado trouxe grande quantidade de granizo para o município de Tupanciretã, no Centro gaúcho, acompanhando as fortes áreas de instabilidade que se formaram na região ainda na noite de terça.
O Rio Grande do Sul está sob a influência de uma massa de ar quente, úmida e bastante instável que a todo momento forma e regenera áreas de instabilidade com nuvens de grande desenvolvimento vertical (carregadas).
Estas formações isoladas induzidas pelo ar quente e úmido se formam em várias regiões do estado e provocam pancadas isoladas de chuva forte a intensa com raios e ocasional queda de granizo.
Dentro de uma nuvem Cumulunimbus de tempestade, partículas de gelo se desenvolvem a partir de água superresfriada. As partículas caem em direção à parte inferior da nuvem devido à força da gravidade, mas são forçadas a subir por poderosas correntes ascendentes de ar dentro das nuvens (updrafts).
Na parte superior da nuvem, eles encontram mais água superresfriada, que congela sobre as partículas de gelo, adicionando outra camada de gelo, o que se dá de forma repetida. Assim, os pequenos pedaços de gelo ficam cada vez maiores, tornando-se bolas de gelo, as pedras de granizo.
As pedras de granizo finalmente se tornam pesadas demais para serem elevadas de volta ao topo da nuvem e caem em terra. Devido à forma como se formam, o granizo tem uma estrutura em camadas, como uma cebola.
Nas próximas horas, com a manutenção do ar quente e úmido muito instável sobre o Rio Grande do Sul, áreas de instabilidade com chuva e trovoadas vão seguir se formando e trazem potencial de granizo localizado. Por ser um fenômeno isolado, não é possível se precisar onde exatamente ocorrerá.
Amanhã, uma frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia. Uma vez que encontrará ar quente em sua dianteira, haverá a formação de nuvens carregadas com elevado risco de temporais isolados, especialmente de chuva forte, raios e queda localizada de granizo.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.