Um rápido temporal com queda de granizo atingiu no meio da tarde desta terça-feira (2) o extremo Sul da cidade com registro do fenômeno no bairro Lami enquanto o restante da cidade tinha sol e calor com poucas nuvens.

REDES SOCIAIS
As áreas de instabilidade que deram origem ao temporal se granizo se formaram na área de Barra do Ribeiro, por volta das 14h, e cruzaram o Guaíba no sentido até alcançar o extremo Sul da capital gaúcha perto das 15h.
O temporal ocorreu em uma tarde de calor em Porto Alegre em que a temperatura foi a 30ºC no Sul da cidade e passou dos 32ºC na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Jardim Botânico.
O calor favoreceu movimentos convectivos na atmosfera que deram origem às nuvens carregadas que formaram o granizo que se precipitou no bairro Lami.
Para entender, convecção é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir.
À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais de vento e granizo.
A imagem do radar meteorológico de Porto Alegre das 14h40 desta terça-feira mostra a célula de temporal que atingiu com granizo o sul da cidade no momento em que quase toda a capital gaúcha tinha sol e parcial nebulosidade sem qualquer indício de chuva.

GOVERNO RS
Foi, assim, uma ocorrência extremamente localizada típica desta época do ano em que o calor forma nuvens carregadas isoladas que provocam chuva ou temporal às vezes em escala de poucos bairros de tão localizadas que são as formações.
A MetSul Meteorologia havia indicado a possibilidade de chuva localizada hoje no Rio Grande do Sul e tinha destacado até a possibilidade de ocorrências muito isoladas de granizo em seu prognóstico.
