Temporais isolados com abundante queda de granizo atingiram na tarde desta terça duas cidades do Norte do Rio Grande do Sul. As tempestades isoladas, com chuva e vento, afetaram os municípios de Vacaria e Sananduva.

RÁDIO FÁTIMA
Em Vacaria, o tempo com muito granizo castigou diversos bairros da cidade dos Campos de Cima da Serra. O temporal, que ocorreu por volta das 14h30, durou cerca de meia hora.
A quantidade de granizo foi tão grande em Vacaria durante a tempestade que blocos de gelo podiam ser vistos nas ruas e nos pátios de empresas e moradias da cidade.
Numa rua, uma retroescavadeira chegou a ser usada para remover o gelo e liberar a via para o trânsito de veículos.
De acordo com informações da Rádio Fátima, os bairros mais atingidos na cidade foram o Municipal, Imperial, Cohab, Vitória, Mauá e Haidee.
A Defesa Civil de Vacaria informou que a tempestade provocou danos em cerca de 120 residências, inclusive com buracos em telhados. Moradores que tiveram as suas casas destelhadas pelas pedras de gelo receberam lonas.
Outro município afetado por temporal localizado e passageiro na tarde de hoje no Norte gaúcho foi Sananduva, onde também caiu muito granizo.

MONICA ROSSI
As pedras de gelo em Sananduva, que vieram com chuva e fortes rajadas de vento, foram de maior diâmetro que em Vacaria e chegaram a ter tamanho médio a grande.
A tempestade de granizo foi tão forte que as pedras de gelo chegaram a destruir os vidros de alguns automóveis estacionados nas ruas da cidade. Houve danos nas áreas urbana e rural.
A Prefeitura de Sananduva informou nas redes sociais que o granizo causou danos nos telhados de várias residências, mas que ainda fazia o levantamento dos estragos e havia pedido ajuda da Defesa Civil.
Por que caiu o granizo
Como a MetSul Meteorologia havia indicado, áreas de instabilidade trariam chuva em pontos do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul na tarde de hoje, assim como em áreas de Santa Catarina e do Paraná.
Com a atmosfera resfriada ainda em altitude pela massa de ar frio que chegou ao estado neste começo de semana e maior aquecimento em superfície, se formaram nuvens em ponto isolados de maior desenvolvimento vertical do tipo Cumulus.
O fato de as cidades atingidas estarem em locais de maior altitude igualmente é um fator que colaborou para a queda de granizo durante a tarde.
Previsão do tempo
O sol aparece com nuvens em todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, mas não se pode afastar chuva por demais isolada à tarde em pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, como na Serra.
O dia começa com temperatura amena na maioria das cidades, embora no Sul e nos Campos de Cima da Serra faça um pouco de frio cedo da manhã ante de aquecer rapidamente. A tarde será, em geral, agradável com maior aquecimento previsto para a Fronteira Oeste, o Noroeste, Vales e a Grande Porto Alegre, onde em vários pontos as máximas ficam entre 27ºC e 29ºC.
A MetSul Meteorologia está nos do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.