Anúncios

Granizo marca o começo de uma semana que será de muitos temporais com ocorrências do fenômeno neste domingo (7) no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido ao calor excessivo que formou nuvens isoladas de tempestade.

Granizo em Fontoura Xavier

Granizo grande atingiu Fontoura Xavier neste domingo | REDES SOCIAIS

Temporais bastante isolados com registro de granizo atingiram na tarde deste domingo o município de Fontoura Xavier, no Norte do Rio Grande do Sul, e São Joaquim e Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul de Santa Catarina.

Os temporais ocorreram em uma tarde de calor intenso a extremo no Sul do Brasil em que as máximas passaram pelo segundo dia consecutivo da marca dos 40ºC no Rio Grande do Sul.

Estações meteorológicas registraram 41,7ºC em São Paulo das Missões; 41,1ºC em Porto Xavier e Santa Cruz do Sul; 40,9ºC em Santa Rosa; 40,8ºC em Vale do Sol; 40,7ºC em Doutor Maurício Cardoso; 40,6ºC em Uruguaiana e Maçambará; 40,5ºC em Candelária; 40,3ºC em Cachoeira do Sul; 40,1ºC em Santo Ângelo e São Borja; e 40,0ºC em Pejuçara, Garruchos e Restinga Seca.

Grande número de cidades anotou máximas de 35ºC a 40ºC no interior gaúcho. Apenas no Sul gaúcho e em pontos próximos da costa, no Leste do estado, o calor não foi intenso a excessivo neste domingo.

Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram 38,6ºC em São Leopoldo; 38,2ºC em Campo Bom; 37,1ºC em Sapucaia do Sul; 36,5ºC em Gravataí; 35,3ºC em Eldorado do Sul; 34,9ºC em Viamão; e 34,5ºC em Porto Alegre (Jardim Botânico).

Os temporais deste domingo não foram consequência ainda do ciclone que vai atuar na primeira metade da semana com chuva localmente excessiva, uma onda de tempestades e ainda ventos ciclônicos intensos.

As ocorrências deste domingo, que eram antecipadas pela MetSul, foram resultado de convecção associada ao calor muito intenso que gerou nuvens carregadas isoladas em temporais típicos de verão.

Convecção é o processo pelo qual o ar quente sobe na atmosfera. Em dias quentes, o solo aquece intensamente e transfere calor para o ar logo acima, que se torna mais leve e começa a subir. À medida que esse ar quente sobe, ele se expande e esfria, fazendo com que o vapor d’água nele contido se condense e forme nuvens. Quando a convecção é intensa, o movimento vertical do ar pode gerar nuvens muito altas com chuva forte e temporais.

Anúncios