A segunda-feira começa com sob o domínio do ar seco e muito quente na capital gaúcha e região metropolitana. Nessa semana a passagem de duas frentes frias trarão chuva com impacto importante no padrão de temperatura na capital e região metropolitana.
O abafamento predomina desde cedo na Grande Porto Alegre. Nesse sentindo a rede do Instituto Nacional de Meteorologia registrou 30,2°C às 9h00 em Campo Bom no vale do Sinos. Na capital já fazia 29,9°C no mesmo horário. O vento predomina do quadrante Norte desde ontem e acelerou na direção da Grande Porto Alegre sustentando o aquecimento desde a madrugada.
Nas próximas horas os modelos destacam que o aquecimento será ainda mais intenso na região. Desde ontem a previsão é uma “ilha de calor” entre os vales e a região metropolitana com expectativa de máximas ao redor de 36 a 38°C, pontual. Hoje será o dia mais quente da semana na região metropolitana.
O registro do INMET das 11h anotou 34,7°C em Campo Bom, 34,4°C em Camaquã, 33,2°C em Teutônia, 32,9°C em Rio Pardo e 31,6°C na capital. Ao mesmo tempo estações particulares registraram 36,1°C em Restinga Seca, 35,7°C em Maquiné, 35,6°C em Três Coroas, 35,3°C em Venâncio Aires, 35,1°C em Bom Princípio, em Triunfo 35,1°C, 34,8°C em Osório, 34,6°C em São Leopoldo.
Por outro lado, a instabilidade avança desde cedo pelo Oeste do Estado com alta incidência de raios e avanço de nuvens de grande desenvolvimento vertical. A instabilidade chegou a formar uma nuvem rolo no extremo sul gaúcho ao redor das 7h de hoje. Essa instabilidade deverá cruzar a região metropolitana entre o final da tarde e noite de hoje e seguir na madrugada de terça.
O avanço da instabilidade sobre o ar quente poderá gerar intensificação da chuva e elevar o risco de temporais ao passar pelos vales, Grande Porto Alegre, Litoral e Serra. Como resultado poderá ocorrer chuva forte a torrencial localizada e não se afasta a ocorrência de temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo pontual. Há potencial para transtornos.
Amanhã o tempo instável associado ao vento Sul promoverá declínio acentuado da temperatura na região metropolitana. A previsão é de muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Entretanto, melhorias ocorrerão a partir da tarde. A temperatura irá oscilar pouco entre 21 e 24°C. Um declínio de quase 15°C na temperatura máxima, ou seja, radical mudança na sensação térmica.
Na quarta o sol aparece entre nuvens no turno da manhã e esquenta. A previsão é de mínima ao redor de 21 e máxima ao redor de 28°C. Da tarde para a noite a segunda frente fria da semana irá avançar com chuva e episódios isolados de temporais.
Na quinta o tempo ficará nublado com maior potencial de chuva no começo do dia. Destaque para o ingresso de vento Sul que tende a reduzir a sensação térmica ao ar livre. A temperatura varia de 21a 26°C.

Fernando Oliveira
Entre a sexta e o sábado a chegada de uma massa de ar polar ao Estado irá derrubar a temperatura na capital e região metropolitana com previsão de ar frio. Destaca-se a máxima que não passará muito de 20°C em Porto Alegre, enquanto na tarde desta segunda poderemos ter 36°C. Já a mínima no sábado poderá a 12°C na capital, com máxima a tarde ao redor de 20°C novamente.