Anúncios

Uma grande massa de ar frio para esta época do ano vai avançar sobre o Brasil com queda de temperatura em vários estados neste fim de outubro, trazendo marcas nos termômetros muito abaixo desta época do ano, projeta a MetSul Meteorologia.

Modelos europeu indica uma grande massa de ar frio para os últimos dias de outubro | METSUL

Refresca imediatamente após a chegada com chuva de frente fria neste fim de semana ao Sul do Brasil, mas está massa de ar frio de maior intensidade começará a ingressará na segunda-feira.

A chegada do ar mais frio ocorrerá dois dias depois do sistema frontal porque vai ser impulsionada por um pequeno ciclone extratropical que vai se formar no começo da semana, distante da costa, no Atlântico, a Leste da Argentina.

Na segunda, um grande e intenso centro de alta pressão de 1035 hPa vai cobrir todo o Sul do continente, posicionado sobre a Patagônia com o ar gelado. A baixa pressão no oceano dará o empuxo para este ar frio de alta pressão se elevar para Norte, atingindo até o Norte da Argentina, Uruguai, Paraguai e o Centro-Sul do Brasil.

Por isso, esta massa de ar frio terá no seu momento inicial uma trajetória continental, que é a típica das massas de ar frio mais fortes do inverno, que avançam pelo interior da América do Sul no chamado “poço dos Andes”.

É um comportamento distinto do que se costuma observar nesta época do ano, uma vez que as massas de ar frio de meio e final de primavera costumam ser, assim como ocorre no verão, de trajetória mais oceânica. É o que faz com que os períodos de resfriamento sejam mais curtos.

Dois episódios de frio nesta segunda metade de outubro

O comportamento climático no Centro-Sul do Brasil é atípico para esta época do ano com um episódio de frio intenso para outubro nesta semana e a perspectiva de uma segunda massa de ar frio de maior intensidade na próxima semana, nos últimos dias do mês.

Anteontem, capitais do Sudeste do Brasil registraram as menores temperaturas mínimas para o mês de outubro em mais de uma década. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima da terça na cidade de São Paulo, de 10,8ºC na estação do Mirante de Santana, foi a mais baixa em outubro desde 2014, quando os termômetros no local mediram 10,7ºC no dia 6.

Em Minas Gerais, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Belo Horizonte registrou mínima terça de 9,1ºC, a mais baixa na estação do Cercadinho e para todas da capital mineira desde 2014, quando os termômetros marcaram 8,1ºC.

No Rio de Janeiro, a temperatura na madrugada da terça, no Parque Nacional de Itatiaia, onde as elevações chegam a passar de 2500 metros de altitude, caiu a 5,2ºC abaixo de zero. Na cidade do Rio de Janeiro, fez 12,1ºC em Jacarepaguá, menor marca em outubro em anos na capital fluminense.

O que os dados indicam para este novo episódio de frio

Uma vez que hoje é ainda quinta-feira e a massa de ar frio deve chegar no começo da semana que vem, as previsões ainda são preliminares e sujeita a mudanças, entretanto é altamente provável que se estabeleça um novo período de temperaturas baixas para esta época do ano.

Na análise da MetSul, as temperaturas na maioria das cidades não devem cair tanto quanto no começo desta semana porque a massa de ar não será tão seca como a que chegou dias atrás, prevendo-se instabilidade com chuva entre o Norte gaúcho e o Sudeste do Brasil por uma área de baixa pressão atmosférica.

Isso trará uma combinação de chuva e temperatura baixa – e muito inferior ao normal desta época do ano durante o dia – com máximas baixa e tardes frias em diversos locais entre o Sul e o Sudeste.

No Sul gaúcho, em especial, na Serra do Sudeste, Campanha e fronteira com o Uruguai, a atmosfera mais seca deve trazer mínimas mais baixas e que podem ficar ao redor e abaixo de 5ºC em algumas localidades, sobretudo no meio da semana que vem.

O principal efeito desta nova massa de ar frio será trazer um novo período, no final de outubro e no começo de novembro, de temperaturas baixas para a época do ano e bastante inferiores à climatologia especialmente nas máximas no Sul e no Sudeste do Brasil.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios