Um grande ciclone extratropical atua nesta segunda-feira no Atlântico Sul e influencia as condições do tempo em parte da América do Sul, impulsionando ar frio para o Sul do Brasil com ar seco de alta pressão atmosférica que chega com vento.
A imagem do canal visível do satélite meteorológico GOES-16 da manhã desta segunda-feira mostrava a grande espiral de nuvens associada ao ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico a Leste da Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil.
De acordo com dados de análises de modelos numéricos de previsão do tempo, a pressão atmosférica central do ciclone no começo da manhã de hoje estava em 975 hPa nas coordenadas 43ºW de longitude e 43ºS de latitude.
O centro do ciclone, portanto, está distante do Sul do Brasil e em alto mar em latitudes da Patagônia. Por isso, o sistema não oferece qualquer perigo de condições extremas de vento para o Sul do Brasil.
Isso, entretanto, não significa que deixe de ventar. Mesmo distante do Sul do Brasil, e ciclones extratropicais possuem campos de vento de grande dimensão, ainda traz vento para o Rio Grande do Sul nesta segunda.
O vento sopra com rajadas de 40 km/h a 70 km/h no Sul e no Leste gaúcho com maior intensidade na faixa costeira. A estação de Tramandaí anotava rajadas de 62 km/h no final da manhã de hoje.
O ciclone ainda impulsiona ar seco e frio de alta pressão para o estado, um reforço de ar polar. Como é comum em ciclones, as menores mínimas ocorrem no Noroeste e no Norte do estado. Foi o que fez a temperatura descer na madrugada desta segunda a -2,4ºC em Soledade; -1,2ºC em Espumoso; e -0,2ºC em Santa Rosa.
Nesta terça, com a alta pressão cobrindo o Sul do Brasil e o tempo aberto com vento calmo a fraco, o resfriamento acentuado será mais generalizado com um começo de dia por demais frio nos três estados do Sul.
O dia vai começar muito frio e com geada na esmagadora maioria das cidades gaúchas. A maior parte dos municípios terá mínimas perto de 0ºC ou negativas. As mínimas nos Campos de Cima da Serra podem cair a -5ºC ou -6ºC.
Porto Alegre pode amanhecer com 4ºC a 5ºC na estação oficial do Jardim Botânico, mas em bairros do Sul da cidade pode fazer até 2ºC ou menos. Ponto da área metropolitana devem amanhecer nesta terça mínimas entre 1ºC e 3ºC.
Apesar de não provocar vento muito intenso no continente, sobre o mar e numa extensa área do Atlântico Sul o vento é bastante forte. Por isso, a tendência é o mar ficar muito agitado com ressaca nas praias por ondas de até 2,5 metros a até 4 metros nos litorais gaúcho e catarinense, segundo aviso da Marinha. A ressaca atingirá ainda a costa do Sudeste do Brasil.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.