Anúncios

Frio de 7°C e nuvens baixas em Porto Alegre no amanhecer desta sexta-feira | Fernando Oliveira

A Grande Porto Alegre teve nesta sexta-feira (14) as menores temperaturas do ano até agora em alguns pontos da região, casos de Canoas com 3ºC e de Novo Hamburgo com 4,1ºC. São marcas típica do auge do inverno, uma vez que as mínimas média de maio na região metropolitana variam entre 11ºC e 13ºC.

A sexta-feira começou com 4,1ºC de mínima na estação meteorológica situada numa baixada do bairro de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. A marca bateu os 4,8ºC da véspera e é a menor desde 21 de setembro de 2020, quando o local registrou 3,0ºC.Outra estação, na mesma área de Novo Hamburgo, teve mínima mais alta: 5,8ºC. Na véspera, esta estação meteorológica  havia indicado 5,2ºC.


Em outros pontos de medição da Grande Porto Alegre, as mínimas desta sexta-feira da mesma forma foram baixas no amanhecer. Campo Bom teve 5,6ºC contra os 5,0ºC da quinta-feira. Em São Leopoldo, a mínima foi de 7,3ºC, acima dos 5,9ºC da quinta. E em Canoas, a base aérea amanheceu hoje com 3ºC, a menor marca do ano no local. Porto Alegre, na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico, na zona Leste da cidade, anotou mínima nesta sexta de 7,4ºC, a mais baixa até agora em 2021.

Microclimas e o frio

Por que o valor menor numa e mais alto em outra estação meteorológica em relação à quinta-feira? A explicação está em microclima e na altitude de cada ponto de medição. Em Novo Hamburgo, por exemplo, a estação que indicou nesta sexta mínima menor encontra-se em baixada, a 35 metros de altitude, ao passo que a que teve mínima mais alta está em ponto mais alto, a 100 metros de altitude. Em linha reta (horizontal) estão muito próximas uma da outra, mas apenas 70 metros de diferença na altitude (vertical) fazem enorme diferença.


A massa de ar frio começa a perder força e está estabilizada sobre o Rio Grande do Sul. Com isso, a tendência é de mínimas mais altas em topos e frio mais intenso em áreas de baixadas à medida que com o tempo aberto, o ar seco e o vento calmo o ar mais frio e denso proporcionado pelo resfriamento noturno escoe para pontos mais baixos.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Geada

Campo Bom teve geada hoje em pontos do município pelo segundo dia seguido. De acordo com o geógrafo Nilson Wolff, que faz o monitoramento meteorológico na cidade do Vale do Sinos, a última vez que havia geado em maio no município foi em 2018. Já a última vez que Campo Bom teve geada na primeira metade de maio foi em 2013, nos dias 8 a 10 de maio daquele ano, quando as mínimas foram respectivamente de 3,9ºC, 4,0ºC e 5,2ºC, logo menores que neste episódio de frio de agora.

Anúncios