Anúncios

A trégua dos episódios de tempo severo foi curta e o Rio Grande do Sul volta a ter hoje o risco de temporais. O ingresso de ar mais quente e de baixa pressão em altitude com o avanço de uma frente fria a partir do Sul criará as condições favoráveis para o registro de chuva com raios e tempestades no decorrer desta sexta-feira no Estado. Instabilidade avançará a partir do Uruguai, trazendo chuva primeiramente para a Metade Sul gaúcha. No decorrer do dia, a instabilidade avança e se espalha pelo território gaúcho.

É alto o risco de chuva localmente forte a torrencial com elevados volumes em curto intervalo em diferentes localidades. Acumulados de 50 mm a 100 mm apenas hoje são possíveis em alguns municípios. A chuva pode vir ainda acompanhada de temporais com granizo, não se descartando vendavais localizados. O mapa mostra a projeção do risco de queda de granizo na segunda metade desta sexta. Como se observa, o risco é mais alto para os municípios do Oeste, Noroeste e do Norte do Estado, justamente regiões que tiveram prejuízos com granizo de grande tamanho dias áreas, como se viu em Crissiumal que teve cerca de 3 mil moradias danificadas.



Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A possibilidade é maior de granizo no Oeste, Noroeste e no Norte gaúcho porque estas áreas estarão com a atmosfera mais aquecida e, desta forma, com maiores taxas de instabilidade que acentuam o risco de temporais, fortes de forma isolada.

Anúncios