Dois jogos de futebol foram interrompidos na noite de ontem devido às condições adversas do tempo para os atletas e o público. Primeiro, em Chapecó (SC), a realização do segundo tempo da partida pelo Campeonato Brasileiro da Série A foi adiada para a tarde de hoje em razão de nevoeiro que trazia fortíssima redução de visibilidade para o público e jogadores de Chapecoense e Atlético-PR. O árbitro esperou pela melhora das condições, mas, em sendo nevoeiro que não costuma ser breve como chuva forte, não restou alternativa exceto interromper de vez a partida.


O segundo caso, e na mesma noite, ocorreu nos Estados Unidos. A partida pela Copa América Centenário entre o Chile e a Colômbia, realizada em Chicago, parou por duas horas devido a uma temporal tão logo o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) emitiu um alerta de tempestade severa pra cidade. Tornados ocorriam em vários pontos do interior de Illinois, estado em que está Chicago. No placar eletrônico do estádio Soldier Field saiu o alerta para o público: “tempo perigoso se aproxima e busque abrigo imediatamente”.


Este tipo de aviso não é incomum, ao contrário, é recorrente nos estádios em situações de risco de tempo severo nos Estados Unidos. Quem acompanha NFL já deve ter visto algumas vezes. O placar do estádio em Chicago passou a divulgar ontem à noite até imagens em tempo real de radar meteorológico mostrando a tempestade se aproximando. Tudo parte de cultura meteorológica e de prevenção, que às vezes parece exagerada, impregnada na sociedade norte-americana.


Seria possível termos o mesmo tipo de alerta de curto prazo em nossos grandes estádios brasileiros, mas nos falta aqui o principal que é cultura de prevenção. Se há um alerta de tempestade e há registros de estragos a poucos quilômetros de distância, mas no estádio cai apenas uma chuva forte e passageira, sobrariam críticas e protestos do público e da mídia contestando o alerta e a orientação de interrupção e buscar abrigo. A grama do vizinho nem sempre é melhor, mas neste caso é muito melhor. (Pauta sugerida por Matheus Shadeck com imagens de reprodução do Sportv).