Modelo de dispersão do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) indica que a fumaça dos incêndios na Califórnia vai cruzar o país. Chegará ao Meio-Oeste norte-americano neste começo de semana e pode chegar depois até Nova York, na costa Leste. 

A fumaça dos incêndios chamou atenção até dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) que publicaram fotos dos incêndios vistos do espaço. 

Ja são quase 500 mil hectares queimados com seis mortos. O estado enfrenta temperatura muito alta que chegou a 54,4°C no deserto, em Death Valley, e tempestades de raios sem chuva que geram novos incêndios.Entre hoje e amanhã, os raios são a grande ameaça. Uma tempestade seca, com raios e sem chuva, deve voltar a afetar o estado californiano. Na semana passada, uma tempestade desta natureza trouxe mais de dez mil raios e provocou centenas de novos incêndios. 

Dezenas de milhares de pessoas  tiveram que deixar suas casas. Com a situação cada vez pior, o governador pediu ajuda federal e internacional para enfrentar os incêndios. 

Dois dos dez maiores incêndios já registrados na Califórnia até hoje ocorrem neste momento. São os chamados Complexo SCU e Complexo LNU. Consumiram até agora mais de 500 casas e prédios.