Moradores do Distrito Federal saíram agasalhados hoje cedo para enfrentar o frio de 8ºC que se registrou no entorno da capital federal no amanhecer mais frio em meses no Centro do Brasil | MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL/EBC

O amanhecer desta sexta-feira será novamente frio em vários estados brasileiros e para dezenas de milhões de pessoas no Centro-Sul do Brasil. Embora as mínimas se elevem em relação às anotadas nesta quinta-feira na maioria das cidades, em várias o amanhecer será mais frio do que hoje pela menor presença de nebulosidade em horas da madrugada.

A menor cobertura de nuvens será propiciada pelo afastamento do ciclone extratropical que trouxe vento acima de 100 km/h nos litorais do Sul e do Sudeste do Brasil, e que foi responsável ainda por impulsionar a massa de ar frio pelo interior do continente que trouxe o fenômeno da friagem na Região Norte e o frio mais abrangente no país desde a onda polar de março.

A previsão da MetSul é que a maioria dos estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil torne a ter temperatura baixa com mínimas de um dígito no amanhecer desta sexta-feira. Marcas inferiores a 10ºC são esperadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e no Mato Grosso.

Os termômetros podem marcar 9ºC em Curitiba, onde nebulosidade e possível instabilidade ainda impedem queda maior da temperatura. Pode fazer 12ºC a 13ºC em Florianópolis. Campo Grande deve amanhecer com 12ºC. Em Cuiabá, 13ºC a 14ºC, o que espera também em Goiânia. Em Uberlândia pode fazer até 10ºC, mas com 7ºC a 9ºC em outras cidades do Triângulo Mineiro. Belo Horizonte dever ter 10ºC a 11ºC. Na cidade de São Paulo, 12ºC no Mirante de Santana.

No Rio Grande do Sul, o tempo aberto da madrugada favorece o frio com um amanhecer de temperatura baixa e geada isolada em cidades de maior altitude. Nevoeiro e neblina cedo em alguns pontos, mas rapidamente o sol aparece. Mínima de 9ºC a 10ºC em Porto Alegre com até 7ºC na área metropolitana. Pode fazer até 5ºC na fronteira com o Uruguai e em baixadas do Noroeste gaúcho. Nos Campos de Cima da Serra, 1ºC a 3ºC na maioria das cidades.

Geada muito isolada

Se o amanhecer será frio, não será o suficiente para propiciar a formação de geada em quase todo o Centro-Sul do Brasil. O fenômeno tende a se concentra mais em cidades de maior altitude de regiões serranas do Sul e do Sudeste no amanhecer desta sexta. Em alguns locais, o vento também pode desfavorecer o fenômeno.

O mapa acima, que o assinante pode consultar na seção de mapas com duas atualizações diárias, mostra a probabilidade de geada estimada pelo modelo meteorológico canadense para o amanhecer desta sexta-feira.

Quinta começou com frio em vários estados

O Sul do Brasil teve um amanhecer frio nesta quinta-feira com mínimas de um dígito por quase toda a região. No Rio Grande do Sul, o dia começou com 0,6ºC em São José do Ouro, 0,7ºC em Carazinho, 2,4ºC em Quaraí, 2,5ºC em Vacaria, 3,0ºC em Livramento, 4,2ºC em Cruz Alta, 4,4ºC em Ibirubá e Santa Maria e 4,5ºC em Cambará do Sul. Na Grande Porto Alegre, a mínima foi de 7,3ºC, na Lomba Grande, em Novo Hamburgo.

Em Santa Catarina, as mínimas foram de 1,1ºC em Bela Vista do Toldo, 1,3ºC em Monte Castelo, 1,4ºC em Ponte Alta do Norte e Curitibanos, 1,5ºC no Morro da Igreja e Papanduva, 1,7ºC em Frei Rogério e Caçador, 1,8ºC em São Cristóvão do Sul e Itaiópolis, 1,9ºC em Porto União, 2,1ºC em Lages e Fraiburgo, 2,4ºC em Urupema, Major Vieira e Rio das Antas, 2,5ºC em Urubici, 3,2ºC em Irienópolis e 3,3ºC em Maravilha.

No Paraná, os termômetros indicaram hoje cedo mínimas de 1,9ºC em Entre Rios, 4,2ºC em Palmas, 4,7ºC em Pato Branco, 5,0ºC em Ivaí e 5,2ºC em Clevelândia. Colombo, na região metropolitana de Curitiba, desceu a 7ºC no começo do dia.

No Centro-Oeste, várias cidades do Mato Grosso do Sul tiveram mínimas de um dígito hoje com destaque para 4,1ºC em Rio Brilhante, 4,4ºC em Sidrolândia, 5,3ºC em Santa Rita do Pardo, 6,5ºC em Nova Alvorada do Sul e 7,1ºC em Bandeirantes. Frio também no Mato Grosso, onde fez hoje cedo 5,2ºC em Pontes e Lacerda, além de 5,4ºC em Salto do Céu.

No Sul de Goiás, a temperatura caiu a 4,7ºC em Rio Verde e 4,8ºC em Morrinhos. Muitas cidades do Centro-Sul de Goiás começaram esta quinta-feira com marcas de um dígito, incluindo Goiânia com 9,5ºC. Já no Distrito Federal, após um longo período quente, Gama teve 8,1ºC enquanto em Brasília fez 10ºC.

No Sudeste, o frio chamou a atenção no Triângulo mineiro que, assim como muitas localidades do Centro-Oeste, não registrava uma madrugada tão fria desde a onda polar de maio. A mínima em Uberlândia foi de 7,4ºC, mas em Ituiutaba fez 4,9ºC e em Uberaba 4,7ºC. Patrocínio anotou 3,2ºC de mínima.